Microsoft alerta que vulnerabilidade pode causar novo WannaCry se não usarem seu patch
Créditos: Medigate

Microsoft alerta que vulnerabilidade pode causar novo WannaCry se não usarem seu patch

Empresa disponibilizou update para versões antigas do Windows para corrigir o BlueKeep

No mês passado (maio), a Microsoft disponibilizou um patch para a vulnerabilidade CVE-2019-0708, também conhecida como BlueKeep. A falha pode ser encontrada no Windows XP, no 7 e no Server 2003 e 2008, sendo tão grave que a empresa atualizou esses sistemas mesmo sem dar mais suporte a alguns deles. E é por isso também que a Microsoft agora está emitindo um alerta, pedindo para os responsáveis de TI atualizarem os sistemas de suas empresas, a fim de evitar um "novo WannaCry".

 

15/05/2019 às 15:59
Notícia

Microsoft lança patch para Windows 7 e XP para evitar novos a...

Mesmo sem suporte oficial, versões mais antigas vão receber essa atualização de segurança

Simon Pope, autor do texto acima, relembra que quando o WannaCry apareceu, já havia uma solução disponível há dois meses para a vulnerabilidade que ele explorava, conhecida como EternalBlue. Não é coincidência que a BlueKeep tem um nome parecido.

Ainda não há um exploit ou malware que seja conhecido circulando nas redes que se aproveite da CVE-2019-0708, mas a Microsoft acredita que ele já deve existir e o melhor jeito de evitar uma infecção generalizada, como foi com o WannaCry, é fazendo o update com o patch de segurança. 

Empresas especialistas em segurança em digital como a McAfee, Kaspersky, Zerodium, Check Point, MalwareTech e Valthek já foram todas capazes de desenvolver exploits baseados na BlueKeep, como provas de como a falha pode ser explorada. Esses malwares não foram disponibilizados para o público, é claro, mas servem como prova de que a falha pode ser usada maliciosamente e, se as empresas conseguiram, hacker mal intencionados também vão conseguir.

Continua após a publicidade

A Microsoft tem uma página com os links dos patches para as diferentes versões do Windows e orientações de como baixar e instalar a atualização neste link. Versões mais atualizadas do sistema, do Windows 8 em diante, são imunes ao BlueKeep.

Fonte: MSPowerUser
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.