Gol é a primeira companhia aérea brasileira com serviço de embarque por biometria facial
Créditos: M&E

Gol é a primeira companhia aérea brasileira com serviço de embarque por biometria facial

Não será mais preciso ter cartão de embarque impresso ou no telefone para entrar no avião

A Gol inaugurou o primeiro serviço de embarque por biometria facial do Brasil. O aeroporto RIOgaleão, no Rio de Janeiro, vai receber o equipamento de forma exclusiva.

DJI AirSense detectará aviões e helicópteros em drones com mais de 250g em 2020

O cliente precisará apenas ficar de frente para o totem de reconhecimento facial ao lado do portão, sem cartão de embarque impresso ou seu celular em mãos. Uma foto vai ser tirada e a verificação de dados da pessoa será feita, liberando a entrada.

Porém, é preciso fazer um cadastro prévio para a pessoa usar o reconhecimento biométrico. 

José Luiz, diretor de Aeroportos da Gol, fazendo cadastro biométrico. | Foto: M&E

A tecnologia utilizada é da FullFace Biometric Solutions, empresa especializada em identificação de pessoas com tecnologia de biometria. Por meio de um algoritmo, a ferramenta garante precisão a partir de 1024 pontos da face em menos de um segundo. Esse processo já é realizado com o recurso de Selfie Check-in, disponibilizado com exclusividade pelo aplicativo da Gol.

"Ficamos orgulhosos em ser pioneiros na criação desse serviço no Brasil.”

- Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs

O serviço estará em fase "piloto" no portão 34 do RIOgaleão inicialmente e passará por mais uma fase de testes antes de ser expandido para outras bases da Gol. Testes iniciais revelaram 98% de eficiência no embarque por biometria facial.

Continua após a publicidade
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.