Gigabyte mostra desempenho de novo SSD PCIe 4.0 com 8TB que alcança 15GB/s
Créditos: Reprodução/ OC3D.NET

Gigabyte mostra desempenho de novo SSD PCIe 4.0 com 8TB que alcança 15GB/s

Alta velocidade é possível devido tecnologia RAID0 com 4x SSDs NVMe de 2TB

A Gigabyte mostrou em seu estande na Computex nesta terça-feira (28) o maior e mais rápido SSD do mundo de acordo com a empresa, o Aorus AIC gen4. O novo "monstrinho" utiliza 4 SSDs Aorus NVMe gen4 de 2TB juntos em uma única placa dedicada.

Com um total de armazenamento de 8TB, a Gigabyte demonstrou que o Aorus alcança velocidades superiores a 15 GB/s de gravação/ leitura na configuração RAID0. O alto desempenho combinado indica que alcançará temperaturas problemáticas, então o produto também vem com uma ventoinha acoplada e thermal pads para dissipar o calor produzido e manter um fluxo de ar constante.

Esta belezinha é possível graças as novas placas-mãe baseadas no chipset AMD X570, que oferecem suporte para PCIe 4.0. Este novo padrão tem o dobro da largura de banda do antigo PCIe 3 enquanto uma única conexão PCIe 3.0 x4 possui um máximo de 4GB/s, a PCIe 4.0 x4 alcança até 8GB/s. De acordo com a empresa, o Aorus AIC funciona em sua velocidade máxima apenas com a terceira geração de processadores Ryzen, que são as únicas CPUs com suporte nativo para PCIe 4.0.

A empresa não informou se o produto estará disponível aos consumidores, ou se foi apenas uma exposição sobre o potencial dos SSDs Aorus NVMe gen4, que alcançam velocidades de leitura/gravação de 5000MB/s em baixas temperaturas    um dos SSDs mais rápidos do mundo até agora. Infelizmente, a Gigabyte não revelou o preço necessário para montar essa combinação, então ainda é impossível fazer uma estimativa de quanto ele poderia custar para os entusiastas, mas, devido seus componentes e por se tratar de lançamentos, é óbvio que não deve ser barato.

A Computex é uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo e acontece entre os dias 28 de maio e 1 º de julho em Taiwan, China. Você pode acompanhar as novidades do evento no Adrenaline e no Mundo Conectado.

Via: Tech PowerUp Fonte: Overclock 3D
User img

Tadeu Mattos

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.