Microsoft está trabalhando em um SO moderno com updates constantes e suporte a 5G
Créditos: Microsoft

Microsoft está trabalhando em um SO moderno com updates constantes e suporte a 5G

Windows Lite pode ser um sistema sempre conectado com a nuvem, com uso de IA e multi-senso

Apesar da Microsoft ainda não ter confirmado o Windows Lite, que é esperado como uma versão mais leve do Windows, a empresa já está dando algumas dicas que isso está muito próximo de acontecer. No palco da Computex 2019 (evento que está acontecendo do dia 28 de maio até 01 de junho) Nick Parker, vice-presidente corporativo de vendas de dispositivos e de consumo da Microsoft, falou como a empresa está se preparando para novos tipos de dispositivos.

27/01/2019 às 16:18
Notícia

Futuro competidor do Chrome OS, Windows Lite deve vir com nov...

Microsoft estaria preparando versão mais leve de seu sistema para notebooks e similares

Durante a sua fala no evento, Parker disse que a empresa está trabalhando para se adaptar a dispositivos que exigem um "sistema operacional moderno" com mais facilitadores e atualizações contínuas. Ele explicou que esses updates devem ser feitos de uma forma completamente diferente do que vemos hoje no Windows. “As atualizações modernas do sistema operacional são feitas de maneira invisível em segundo plano; a experiência de atualização é determinística, confiável e instantânea, sem interrupções!”

No post do Blog da Microsoft (para ver o post completo clique no link) a empresa destaca alguns elementos chave sobre esse sistema operacional moderno, são eles: atualizações contínuas, seguro por padrão, Sempre conectado, desempenho sustentado, conectadas à nuvem, IA, multi-senso, agilidade de fator de forma.

O que se espera que a Microsoft implemente com o conceito "seguro por padrão" é que o sistema vai ser separado por aplicativos, algo que ainda nunca foi feito. Isso vai fazer com que ele seja muito dependente da nuvem, isso pode ser a parte "sempre conectado" que a empresa se refere, já que ainda não estamos acostumados a ver sistemas operacionais depender da conectividade para rodar.

A empresa também deve estar preparando alguma coisa para manter a conexão, já que fala sobre "desempenho sustentado", deixando o sistema operacional pronto para o próximo uso do usuário. Pode ser que para implementar essa função a empresa use aprendizado de máquina para identificar as preferências do usuário e simplificar algumas funções. "Um sistema operacional moderno fornece desempenho sustentado, a partir do momento em que o usuário pega seu dispositivo,tudo já está pronto para funcionar".

28/05/2019 às 12:00
Notícia

Lenovo e Qualcomm anunciam primeiro notebook Windows 10 com 5...

Dispositivo conta com o primeiro chipset de 7nm desenvolvido para máquinas com suporte 5G  

A empresa também fala em seu post que o sistema moderno precisa se adaptar a diferentes tipos de tecnologias de entrada, "ser multi-sense", como uso por comando de voz, canetas, toques, ou até mesmo olhar, ela fala ainda que o sistema de entrada escolhido pelo usuário deve funcionar tão bem quanto o teclado e o mouse, que também é onde a Inteligência Artificial (IA) entra. Outro objetivo é fazer com que o sistema tenha suporte e funcione com conectividade 5G, que pode também estar envolvido com "agilidade de fator de forma".

Apesar de que se esperava que o Windows Lite seria um concorrente direto do Chrome OS, parece que a Microsoft está decidida a dar um passo a frente. Se as pistas que a gigante de software se confirmar, devemos ter um sistema operacional voltado ao mobile (não somente smartphone, mas notebooks, e outros equipamentos portáteis) e acompanhando as novidades da indústria, principalmente com a inclusão do 5G em seus planos.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

OpenSignal testa velocidade de download, upload e latência da 4G em diferentes smartphones

OpenSignal testa velocidade de download, upload e latência da 4G em diferentes smartphones

A pesquisa usou aparelhos de alto, médio e baixo nível das marcas Samsung, Apple e Huawei


Modem de internet 5G da Huawei é maior e menos eficiente que o da Qualcomm

Modem de internet 5G da Huawei é maior e menos eficiente que o da Qualcomm

Teardown promovido pela IHS Markit revela detalhes sobre o Balong 5000 da fabricante chinesa


Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro podem ser lançados em 19 de setembro com Kirin 990

Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro podem ser lançados em 19 de setembro com Kirin 990

Rumor indica que novos celulares high-end da Huawei chegam no mês que vem na Europa


Huawei vai investir US$ 800 milhões em nova fábrica no estado de São Paulo

Huawei vai investir US$ 800 milhões em nova fábrica no estado de São Paulo

Empreendimento mira no leilão do 5G no Brasil e deve gerar 1.000 empregos


Huawei apresenta EMUI 10, baseada no Android Q, que será lançada para 23 smartphones da empresa

Huawei apresenta EMUI 10, baseada no Android Q, que será lançada para 23 smartphones da empresa

Primeira versão beta estará disponível a partir do dia 8 de setembro apenas para a linha P30