Microsoft lança o aguardado Windows 10 May Update, que traz novo sistema de atualizações
Créditos: The Verge

Microsoft lança o aguardado Windows 10 May Update, que traz novo sistema de atualizações

Novo tema e melhorias no Menu Iniciar também estão entre as novidades

A Microsoft finalmente começou a liberar o Windows 10 May Update, a grande atualização do seu sistema operacional que traz algumas mudanças esperadas pelos usuários. Após alguns testes fechados, a firma já está distribuindo globalmente a nova versão do OS, que pode ser baixada por meio do Windows Update ou pelo site da fabricante, que disponibiliza a imagem do sistema para criação de pendrive ou DVD de boot.

A principal novidade do update de primavera, como também está sendo chamado, é a nova interface do Windows Update. Agora, o usuário tem a opção de atrasar atualizações por até 35 dias. Com isso, apenas alguns updates essenciais, como do Windows Defender, são instalados, mas sem atrapalhar muito a experiência de uso.


Imagem: Microsoft

Uma opção chamada de "horário ativo inteligente" também foi adicionada no Windows Update e consegue detectar os momentos de uso do computador para evitar que grandes atualizações sejam enviadas quando não é conveniente.

O botão "Baixar e Instalar Agora", que está disponível abaixo da opção de verificar atualizações, permite baixar as atualizações do sistema, como o próprio May Update, a qualquer momento. As novidades servem para dar mais opções ao usuário, já que, de vez em quando, alguns pacotes de dados lançados pela Microsoft acabam gerando problemas em certos PCs.

Novo tema e Menu Iniciar

Além de novidades no Windows Update, a atualização de maio do sistema operacional da Microsoft traz como destaque um tema claro, que torna toda a interface do OS mais lúcida e pode ser configurado no menu de Cores, assim como o Dark Mode.

O Menu Iniciar também recebeu aprimoramentos, incluindo um design mais limpo para novas instalações e mais rapidez ao rodar. Enquanto as versões anteriores traziam a ferramenta funcionando no ShellExperienceHost, agora a funcionalidade tem seu próprio processo no OS, o StartMenuExperienceHost. 


Imagem: Microsoft

Continua após a publicidade

A barra de ferramentas também recebeu uma grande mudança: agora, o sistema de busca e a assistente de voz Cortana funcionam de maneira separada, o que tornará o uso das funcionalidades mais ágil e preciso para cada tipo de usuário.

Além disso, temos ainda a chegada do Windows Sandbox, que permite testar aplicativos antes de oferecer privilégios de administrador, mudanças de design na interface principal e o lançamento de um site visando oferecer mais transparência sobre as versões do OS.

Mais informações sobre a nova versão do Windows 10 estão disponíveis no site da Microsoft.

Via: Anandtech, Adrenaline
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.