Teste de veículo elétrico compartilhado será feito com Renault Twizy em Brasília
Créditos: Agencia Brasil

Teste de veículo elétrico compartilhado será feito com Renault Twizy em Brasília

Governo do Distrito Federal estuda implantar transporte compartilhado como o que já existe com patinetes e bicicletas

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um programa de testes de um sistema de veículo elétrico compartilhado que será feito com base no Renault Twizy. A ideia do projeto é melhorar a mobilidade urbana, disseminar as tecnologias, economizar recursos, incentivar uma cadeira produtiva de carros elétricos no país e diminuir a poluição.

04/04/2019 às 14:43
Notícia

Este carro autônomo dirige utilizando GPS, câmera e poucos da...

A empresa dona do veículo quer fazer com que os carros enxerguem o trânsito como nós

O modelo deverá ser implementado de maneira experimental durante o segundo semestre de 2019, com alguns servidores e secretários sendo escolhidos para usar o sistema para ir e voltar de reuniões. A princípio serão disponibilizados 20 unidades do Twizy, que irão circula apenas em áreas específicas do Plano Piloto – incluindo os ministérios e os órgãos do Governo do Distrito Federal.

“Esse modelo de compartilhamento em ambiente real é pioneiro no Brasil. A ideia é que, depois do projeto piloto, possamos expandir a ideia de forma gratuita para a população".
- Gilvan Máximo, secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação

Inicialmente, o GDF não terá qualquer gasto com o serviço, já que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) será responsável por injetar R$ 2,3 milhões no projeto. Mais do que isso, a médio prazo, a iniciativa pode resultar numa economia de até R$ 8 milhões que são gatos por ano com combustíveis e manutenção de veículos.

  

“De nossa parte, foi só tentar auxiliar. Já estamos nessa parceria público privada. Esse é um projeto que vai dar muitos frutos e que nos orgulha muito. Espero que consigamos, num futuro breve, expandir a ideia do DF para todo o Brasil”.
- Everardo Gueiros, secretário de Projetos Especiais

Via: Car Blog, Agência Brasília
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.