Startup canadense consegue recriar perfeitamente a voz de Joe Rogan utilizando IA

Startup canadense consegue recriar perfeitamente a voz de Joe Rogan utilizando IA

A tecnologia funciona como um "clone de voz" e é uma das mais realistas já apresentadas

A Dessa, uma startup canadense especializada em Inteligência Artificial (IA), conseguiu replicar a voz de Joe Rogan, um famoso comediante e comentarista dos EUA. O vídeo com o áudio gerado digitalmente foi divulgado pelo canal do YouTube da empresa e pode ser visto abaixo:

23/04/2019 às 09:17
Notícia

Inteligência artificial deve poupar U$15,7 trilhões da econom...

Pesquisa que revelou o dado foi encomendada pela Microsoft

Joe Rogan é atualmente um dos poadcasters mais famosos do mundo, ele tem quase 1.300 episódios de The Joe Rogan Experience. Além disso, ele é narrador e comediante, portanto a sua voz é bem conhecida por muita gente.

Para conseguir reproduzir a voz, a Dessa usou a tecnologia com IA que é chamada de RealTalk. Essa ferramenta utiliza learn machine para compreender o modo como a pessoa fala e poder reproduzir depois. Para que o sistema conseguisse reproduzir a voz com tanta semelhança foram usados diversos trechos de áudios de Rogan.

Essa tecnologia funciona como um "clone de voz" e é uma das mais realistas apresentadas até hoje. Isso demonstra uma evolução da tecnologia, já que está passando pelas barreiras de reproduzir imagens e vídeos e está conseguindo gerar até mesmo áudios.

Continua após a publicidade

Em entrevista para o The Verge a Dessa afirmou que não pretende explicar detalhes sobre o funcionamento de seu sistema, principalmente por medo de usos maliciosos para a tecnologia. Mesmo que isso seja um marco para o desenvolvimento tecnológico, ele ainda deve ser disponibilizado com cautela, visto que pode ser usado para enganar as pessoas, como por ameaças por telefone e até mesmo aumentar o fluxo de fake news.

12/03/2019 às 10:43
Notícia

IBM desenvolve exame de sangue AI que pode ajudar na detecção...

A empresa acredita que seu exame pode prever o risco da doença com precisão de até 77%

A empresa disponibilizou em seu site os áudios originais e os gerados pelo seu sistema RealTalk. Você pode comparar os dois e até mesmo fazer um teste para ver se consegue descobrir qual é a voz real e qual foi a gerada por IA acessando. 

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O fim do CANAL do RATO BORRACHUDO e o Dilema das Redes Sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.