Spotify começa testes de seu primeiro gadget nos EUA: um assistente para carros
Créditos: The Verge

Spotify começa testes de seu primeiro gadget nos EUA: um assistente para carros

O produto se chama Car Thing, mas não deve se tornar uma mercadoria para todos

O Spotify vai começar nessa semana os testes com seu primeiro produto físico, um pequeno acessório para carros chamado Car Thing (literalmente "coisa pra carros"). O gadget é um assistente inteligente que se sincroniza à conta do Spotify e pode ser ativado pelos comandos de voz ou pelos botões em sua lateral.

O Car Thing, como seria de se esperar, se conecta na saída onde fica o acendedor de cigarros da maioria dos carros e pode ser sincronizado ao smartphone e com o próprio carro também, nos que têm funções smart. O usuário pode então ativar o aparelho dizendo "Hey Spotify", e depois dar os comandos para tocar uma música ou uma de suas playlists.

Isso não significa, no entanto, que o Spotify vai começar a fabricar e vender gadgets. Na verdade, a empresa fez questão de esclarecer que o Car Thing é um dispositivo de testes e seu principal objetivo com ele é reunir dados dos hábitos de ouvir músicas das pessoas enquanto estão dirigindo. É por isso que o dispositivo será distribuído gratuitamente, apenas para alguns usuários selecionados nos EUA.

06/04/2018 às 17:17
Notícia

Primeiro produto do Spotify pode ser um speaker para carros [...

O dispositivo apareceu em anúncios na plataforma

Mesmo não querendo trabalhar diretamente com hardware, uma fonte do The Verge, de onde vem a notícia, informa que o Spotify também já registrou nomes para dois outros possíveis gadgets: Voice Thing (coisa para voz) e Home Thing (coisa para casa). Isso sugere que a empresa pode criar ao menos mais um dispositivo, estilo smart speaker, que tantas outras companhias têm.

Continua depois da publicidade

E este, na verdade, é o verdadeiro motivo para o Spotify ter sido obrigado a criar um gadget e para tantas companhias estarem fazendo suas próprias caixas de som inteligentes: informação. Se as pessoas só usam outros dispositivos, mesmo que seja para usar o Spotify, a empresa por trás do serviço de músicas não têm acesso a todos os dados de hábitos de uso de seus clientes. Por isso eles se obrigaram a criar o Car Thing e podem estar preparando mais um gadget para a casa, para recolher essas informações e tentar oferecer serviços direcionados. É por isso também que gigantes como Google, Apple e Amazon estão dando tanta importância para seu mercado, não para vender caixas de som, mas sim pelas informações das rotinas e vidas de seus usuários.

Fonte: The Verge
User img

João Gabriel Nogueira

General Motors pretende usar pneus sem ar e à prova de furos em 2024

General Motors pretende usar pneus sem ar e à prova de furos em 2024

Novos testes com os pneus da Michelin serão realizados no final de 2019


Google Stadia: explicamos tudo que você precisa saber em 7 minutos

Google Stadia: explicamos tudo que você precisa saber em 7 minutos

Tem pressa ou não se interessa muito por games? Fique ligado no nosso breve resumo!


Google Stadia vai consumir 15GB de internet em 1h de streaming em 4K

Google Stadia vai consumir 15GB de internet em 1h de streaming em 4K

Site fez a conta do quanto podem pesar no bolso as diferentes qualidades do serviço


Google Stadia ganha preço, data de lançamento e games que estarão disponíveis

Google Stadia ganha preço, data de lançamento e games que estarão disponíveis

Com plano custando US$ 9,99, plataforma de streaming estará disponível em novembro em 14 países


Apple anuncia fim do iTunes após 18 anos e divide suas funções entre outros apps

Apple anuncia fim do iTunes após 18 anos e divide suas funções entre outros apps

Empresa vai criar novos aplicativos para música, podcast e televisão no macOS Catalina