Google Translatotron é o protótipo que traduz não só palavras, mas também a entonação
Créditos: B9

Google Translatotron é o protótipo que traduz não só palavras, mas também a entonação

Gigante da tecnologia busca adicionar mais profundidade para traduções ao analisar emoções das falas

Pesquisadores da Google anunciaram o desenvolvimento do Translatotron, um protótipo de software baseado em inteligência artificial (IA) que é capaz de traduzir não apenas palavras ditas em diferentes idiomas, mas também a entonação que a pessoa usou para dizê-las.

17/05/2019 às 18:49
Notícia

Google Pixel 4 e 4 XL devem chegar sem botões e com câmera in...

Os novos topo de linha da Google devem ser lançados ainda este ano

Os cientistas não disseram se a nova tecnologia irá aparecer em qualquer produto comercial num futuro próximo, mas é muito provável que ela seja disponibilizada para os consumidores quando estiver pronta. De acordo com o site The Verge, a divisão de traduções da Google está com o objetivo de adicionar mais profundidade para as suas ferramentas de tradução, em busca de criar discursos mais parecidos com os de uma pessoa real.

Site oficial: Google Tradutor

Abaixo, você pode ouvir algumas amostras de áudio. O primeiro clipe é a entrada, ou o que está sendo traduzido. Já o segundo é a tradução básica, que hoje pode ser utilizada gratuitamente em serviços como o Google Tradutor.

O terceiro clipe utiliza o tradicional método de cascata da companhia: transformação da voz em texto, tradução desse texto e então leitura desse texto por um robô. Para finalizar, o quarto áudio traz o Translatotron em ação.

 

Input (Spanish)
Reference translation (English)
Baseline cascade translation
Translatotron translation

 

Como trata-se de um projeto ainda em desenvolvimento, é claro que ainda há um longo caminho para ser percorrido, mas o resultado obtido já é impressionante comparado ao que estava disponível antes. Mesmo assim, a parte mais surpreendente da tecnologia não é nem a capacidade de reproduzir a entonação humana na tradução.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, o Translatotron surpreende ao ser capaz de traduzir uma fala diretamente a partir do áudio original, sem precisar transcrevê-la para texto antes – e depois usar um programa de texto-para-fala para exibir a tradução em voz alta. Com isso, é possível tornar o processo de tradução mais rápido e evitar a introdução de erros que podem aparecer durante os múltiplos processos do modelo original.

 

Input (Spanish)
Reference translation (English)
Baseline cascade translation
Translatotron translation (canonical voice)
Translatotron translation (original speaker’s voice)

 

Via: Google Blog, The Verge, Engadget, Toms Guide
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.