Códigos nos smartphones Pixel indicam funcionalidade que detecta batidas de carro no Android Q
Créditos: Telecom Talk

Códigos nos smartphones Pixel indicam funcionalidade que detecta batidas de carro no Android Q

A novidade pode ser uma grande ferramenta de segurança, caso chegue a mais usuários

A Google apresentou diversas novidades para o Android Q com o lançamento do terceiro beta do sistema operacional, que já está disponível para 23 smartphones com funcionalidades que incluem um Dark Mode nativo e updates de segurança mais rápidos. Ainda assim, algumas coisas não foram apresentadas oficialmente e também estão aparecendo no OS, como uma ferramenta capaz de detectar batidas de carro automaticamente.

Segundo relatado pelo XDA Developers, o Android Q presente nos smartphones da linha Pixel possui um aplicativo chamado Safety Hub. O app em questão é feito pela próxima Google e funciona exclusivamente nos aparelhos da série e, de acordo com os códigos, consegue detectar quando o usuário está envolvido em um acidente de carro.

Um dos ícones encontrados no Android Q dos smartphones Pixel indicando a funcionalidade. Imagem: XDA Developers

A funcionalidade foi descoberta por meio de códigos e imagens encontradas no código do sistema operacional. Quando ativado, o recurso do Safety Hub consegue detectar que um acidente de carro aconteceu e exibe um ícone na interface do smartphone.

09/05/2019 às 20:00
Vídeo

As novidades do Android 10 Q apresentadas na Google I/O

O sistema traz legendas automáticas em vídeos, modo escuro, assistente de notificações e mais

Ainda não está claro como funciona a detecção ou quais outras medidas o aparelho toma em situações como essa. Ao que parece, a empresa ainda está fazendo os primeiros testes da nova funcionalidade.  Como se trata de uma situação de emergência, porém, a expectativa é que o aplicativo utilize os recursos avançados do Android Q, como a Google Assistant mais rápida, para alertar órgãos de socorro ou ligar para alguém de uma lista de contatos especial. 

Como a funcionalidade só foi descoberta por meio de códigos, o negócio é esperar para termos mais informações vindas diretamente da Google. Lembrando que esta não é a primeira vez que a companhia testa recursos envolvendo carros nos smartphones Pixel, e que essas funcionalidades constantemente acabam chegando a mais aparelhos após um período de exclusividade nos dispositivos da empresa.

Se você está interessado em saber mais sobre o Android Q, confira aqui as principais funcionalidades que foram apresentadas na nova versão do sistema operacional móvel da Google em seu terceiro beta

Via: XDA Developers
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.