A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia zerou as tarifas de importações para variados bens de capital, informática e telecomunicações. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) ontem, dia 9, e terá vigência até 31 de dezembro de 2020.
Governo disponibiliza calculadora online da Nova Previdência
Serviço calcula quanto passará a ser sua contribuição se plano for aprovado
Os itens beneficiados por essa isenção são máquinas e equipamentos da indústria que não possuem fabricação nacional, todos na condição de ex-tarifários*. Originalmente, esse conjunto de bens era tributado sob alíquotas** de 12%, 14%, 16% e 18%.
*O regime de Ex-Tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, de informática e telecomunicações, assim grafados na Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, quando não houver a produção nacional equivalente. (fonte: CAMEX)
**Percentual com que um tributo incide sobre o valor de algo tributado.
Segundo o governo, essa medida pode ajudar a aumentar a dinâmica da indústria nacional e facilitar o ambiente de negócios no país. No entanto, vale frisar que os produtos que foram isentados são direcionados apenas a alguns setores. Dispositivos como smartphones, notebooks e drones continuarão seguindo o mesmo padrão de taxação alfandegária e se mantém sujeitos a fiscalização de órgãos como a Anatel.
Para ver a publicação na íntegra e conferir a lista completa de produtos isentos de impostos, basta acessar o Diário Oficial da União aqui.
Via: Tudo Celular, IstoE, Revista PEGN Fonte: Diário Oficial da União.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.