Créditos: Nikkei Asian Review

"Trem-bala mais rápido do mundo" começa a ser testado no Japão

O ALFA-X chega a 400km/h e ficará em fase de testes por três anos

O Japão começou os testes do que diz ser o trem-bala mais rápido de todos os tempos. A versão ALFA-X do trem Shinkansen é capaz de atingir 400 quilômetros por hora (249 mph) e ficará em fase de testes por três anos.

O design futurista do modelo apresenta 10 carros e um longo nariz pontiagudo. Ele será testado na linha entre as cidades de Sendai e Aomori duas vezes por semana depois da meia-noite.

O veículo entrará em operação oficialmente por volta de 2030. Quando isso acontecer, ele rodará a velocidades até 360km/h (224 mph), ultrapassando o trem chinês Fuxing, projetado com a mesma capacidade de alta velocidade que o ALFA-X. No entanto, ele opera 10km/h mais devagar.

Nesse contexto, o trem japonês se tornará o trem-bala mais rápido do mundo.

08/02/2019 às 17:28
Notícia

Quase 50.000 toneladas de lixo eletrônico vão se tornar medal...

Japão anunciou sucesso de sua campanha de reciclagem para a criação de 5.000 medalhas

Os testes estão estreando no Japão enquanto o novo Shinkansen N700S de alta velocidade continua sendo testado. Sua avaliação começou há pouco mais de um ano e ele atinge velocidades máximas de 300 km/h. Esse modelo entrará em operação em 2020, ano que o Japão sediará as Olimpíadas de Verão em Tóquio.

Apesar de tudo isso, ainda falta muito para o ALFA-X superar o ritmo recorde do trem de levitação magnética da Japan Railway, que atingiu 603km/h (374mph) em uma pista experimental em 2015.

Via: CNN
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.