Microsoft Word Online anuncia Ideas! Ferramenta com IA para ajudar na produção de textos
Créditos: Microsoft

Microsoft Word Online anuncia Ideas! Ferramenta com IA para ajudar na produção de textos

O novo recurso também vai usar aprendizado de máquina e vai estar disponível em junho

O Microsoft Word Online está anunciando uma nova ferramenta para auxiliar na escrita, o "Ideas" vai além de fazer correções mais simples na escrita, como já faz o corretor ortográfico. Essa nova função vai ser capaz de identificar erros de concordância e sugerir para que o escritor mude alguma frase complexa que está difícil de ser compreendida.

Essa ferramenta usa Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (learn machine) para dar as sugestões aos usuários. Isso pode ajudar bastante em frases que não estão claras, ou quando o usuário não estiver conseguindo avançar na escrita. O sistema vai identificar as combinações possíveis e tentar deixar as frases o mais compreensível que for possível.

A ferramenta vai ficar visível apenas se o usuário quiser, a notificação não será constante. O Ideas fica do lado direito da tela, e dá as recomendações que ele julga necessário para auxiliar na compreensão do texto. Quando o usuário clica no Ideas aparece a lista de sugestões, e quando não for mais necessário, basta selecionar outra ferramenta que as orientações não vão mais aparecer.

O Ideas é uma ferramenta que estará presente apenas na nuvem e ele consegue dar outras informações além de sugerir correções. Ele é capaz de informar o tempo aproximado de leitura e também decifrar siglas, ele consegue fazer isso usando os dados que ficam armazenados no Microsoft Graph.

Além de ser útil para quem escreve, o Ideas também  pode ser um facilitador na hora da leitura. Ele consegue extrair os "pontos chave" ou, as principais ideias que o texto traz, fazendo um "grande resumo" do que está escrito no documento. Não está explícito quais vão ser os pré-requisitos para que um ponto seja considerado chave para o documento.

Outro novo recurso é o “Word Designer”, que tem como objetivo ajudar a estilizar diferentes partes de um documento, incluindo tabelas. Isso também pode ser um facilitador na leitura, usando esse recurso para destacar alguma informação, o que pode deixar mais fácil para o leitor compreender as informações mais relevantes.

A ferramenta ainda não está disponível para os usuários, a Microsoft informou que o Ideas vai estar pronto para ser utilizado em junho.

Via: TechCrunch Fonte: Blog Microsoft
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.