Desenvolvedores de apps de controle parental respondem Apple em cartas abertas
Créditos: MacStories/Flaticon

Desenvolvedores de apps de controle parental respondem Apple em cartas abertas

A empresa terá que enfrentar queixas feitas em órgãos antitruste da União Europeia

30/04/2019 às 11:15
Notícia

Apple responde controvérsias sobre remoção de aplicativos de ...

"Isso não é uma questão de competição. É uma questão de segurança ", diz a empresa

Depois da Apple ter divulgado um comunicado respondendo as acusações de ter retirado aplicativos de controle parental da Apple Store , uma série de empresas por trás desses apps reagiram à justificativa da gigante com cartas abertas.

Os desenvolvedores de aplicativos concordaram com a opinião de Tony Fadell. O ex-executivo da Apple trouxe à tona que a empresa seria responsável por não ter desenvolvido uma API (interface de programação de aplicações) específica para aplicativos de controle parental. Sem essa API, eles não teriam outra opção se não recorrer ao Mobile Device Management (MDM).

A OurPact disse que a própria Apple divulga os benefícios de segurança do MDM e chamou sua postura de enganosa.

"Se a Apple realmente acredita que os pais devem ter ferramentas para gerenciar o uso de dispositivos de seus filhos e estão comprometidos em fornecer um ecossistema de aplicativos competitivo e inovador, então eles vão fornecer APIs abertas para os desenvolvedores utilizarem."

OurPact

A desenvolvedora ainda afirmou que a Apple é responsável pelo envio de certificados e restrições sobre a tecnologia em dispositivos de usuários. Outras empresas responsáveis por app como QustodioKidslox, e Mobicip também responderam.

Continua após a publicidade

"Sabendo que os aplicativos de controle parental que usam o MDM existem há anos, não seria uma opção melhor para a Apple oferecer suporte a uma API antes de puxar a tomada?"

Suren Ramasubbu, cofundador da Mobicip

A Apple também vai ter que enfrentar queixas feitas pela Kidslox e Qustodio, além da Kaspersky, em órgãos antitruste da União Europeia. As empresas alegam que a atitude tomada causou um impacto negativo em seus negócios.

28/04/2019 às 15:04
Notícia

Apple estaria "sabotando" e removendo apps de controle parent...

Medida está sendo tomada logo depois de empresa revelar ferramenta própria pra isso

Muitas das remoções ocorreram logo depois que a Apple lançou seu recurso Screen Time no iOS 12 em setembro passado, apesar de vários desses aplicativos terem usado o MDM por vários anos. A OurPact alegou que seu aplicativo foi removido da App Store em 06 de outubro de 2018 sem qualquer comunicação prévia, apenas três semanas após o lançamento do iOS 12 com o Screen Time.

A Apple afirma que a competição não desempenhou um papel importante na retirada desses aplicativos.

Via: Macmagazine Fonte: Macrumors
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.