Golpe através do WhatsApp promete máquina de café Nespresso de graça
Créditos: Nespresso

Golpe através do WhatsApp promete máquina de café Nespresso de graça

Ameaça foi identificada pelo laboratório de pesquisas da firma especializada ESET

O mais novo golpe operado por criminosos através do aplicativo de mensagens WhatsApp envolve a promessa de ganhar uma máquina de café da Nespresso gratuitamente. A ameaça foi descoberta pelo laboratório de pesquisas da ESET, empresa especializada em segurança digital.

18/02/2019 às 15:58
Notícia

Sucesso de Apex Legends resulta em novos golpes contra usuári...

Android é o alvo principal de falsos tutoriais e aplicativos maliciosos

Trata-se de uma campanha de phishing operada por hackers que utilizam a identidade visual da marca para se aproveitar das pessoas. A mensagem passa uma certa impressão de ser oficial por trazer a imagem oficial da Nespresso e o próprio nome da empresa na URL da página.

Site oficial: ESET

Ao clicar no link recebido, o usuário se depara com um questionário sobre as suas preferências na hora de tomar café. Ao finalizar suas respostas, o site diz que a pessoa teria sido selecionada para ganhar uma das 414 máquinas da promoção. Para resgatar seu prêmio, porém, o site incentiva a compartilhar a mensagem com quinze contatos do WhatsApp ou cinco grupos.

Site oficial: Nespresso

"O laboratório da ESET na América Latina realizou um teste para analisar o comportamento do golpe. Verificou-se que os criminosos contaram o número de vezes que a mensagem foi compartilhada.  Finalmente, descobriu-se que, apesar de compartilhar a mensagem com o número de contatos ou grupos que a campanha exige, a página não faz nada além de exibir uma publicidade na tela".
- Comunicado oficial da ESET

No final das contas, quem cair no golpe não conseguirá passar da tela de propaganda, o que significa que a vítima terá visto quadro banners de comerciais e enviado a página para seus contatos.

Continua após a publicidade

"Para evitar ser vítima de qualquer campanha de phishing ou engenharia social, é importante que os usuários estejam atentos a esses tipos de mensagens e que, antes de clicar, eles verifiquem o endereço da URL da mensagem. Outra recomendação é fazer uma pesquisa na web para ver se há informações sobre essa promoção, seja na página oficial ou em sites especializados em segurança cibernética"
- Luis Lübeck, investigador do Laboratório da ESET América Latina

User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.