Apple estaria
Créditos: HuffPost

Apple estaria "sabotando" e removendo apps de controle parental e contra vício no iPhone

Medida está sendo tomada logo depois de empresa revelar ferramenta própria pra isso

Uma reportagem do renomado New York Times afirma que a Apple está tirando da sua loja aplicativos voltados para controle parental e combate ao vício na tela do iPhone. Apps que não estão sendo retirados estão tendo alguns de seus recursos cortados, diminuindo sua usabilidade. Segundo a pesquisa do site, feita em parceria com a Sensor Tower, dos 17 aplicativos desse estilo mais baixados na App Store, ao menos 11 foram removidos.

Desenvolvedores desses apps estão reclamando principalmente da medida chegando sem aviso e sem explicação. Alguns dos criadores chegaram a fechar seu negócio, enquanto outros afirmam que seu futuro está incerto. "Eles nos tiraram do nada, sem nenhum aviso" - afirmou Amir Moussavian, líder da equipe do OurPact, o aplicativo de controle de pais que era o mais popular no iPhone. 

27/04/2019 às 12:53
Notícia

Novas renderizações mostram câmeras traseiras do iPhone XI em...

Smartphones deverão ter maior espessura para abrigar bateria de maior capacidade

A atitude da Apple está sendo muito criticada principalmente porque ela vem pouco tempo depois da empresa anunciar oficialmente a chegada de uma nova ferramenta própria justamente para este fim, de controle de pais e gerenciamento do tempo de tela para evitar vícios. Desenvolvedores acusam a companhia de estar usando seu imenso tamanho para esmagar possíveis competidores menores. A Apple, é claro, afirma que não é o caso: Uma porta-voz da empresa afirmou o seguinte:

A Apple afirma que removeu os apps porque eles estavam acessando muitas informações dos usuários e o "timing" da medida é apenas coincidência.

Desenvolvedores já estão registrando reclamações em comissões do comércio ao redor do mundo, inclusive acusações de violação de leis antitruste.

Além da questão mercadológica, críticas da atitude da Apple também duvidam da usabilidade da ferramenta da empresa, se ela se tornar a única opção no iPhone.

Continua após a publicidade
Fonte: New York Times
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.