Relatório afirma que até 20 milhões de jogadores de PC vão mudar para console até 2022

Relatório afirma que até 20 milhões de jogadores de PC vão mudar para console até 2022

O estudo diz que os gamers que vão migrar são os que têm PCs intermediários ou de entrada

Um relatório feito por economistas da Jon Peddie Research (JPR) está afirmando que até o ano de 2022 até 20 milhões de jogadores de PC vão migrar para consoles (que inclui também os serviços de streaming de jogos em smart TVs). Esse relatório é baseado em pesquisas que levam em consideração o comportamento do mercado nos últimos anos, e também algumas afirmações lógicas seguindo as novidades que estão chegando.

O estudo feito pela JPR leva em consideração que a Lei de Moore está se tornando cada vez mais um problema. Essa lei é uma teoria feita em 1965, que dizia que o aumento de transistores e chips teria um aumento de 100% com o mesmo custo, num período que iria se renovar a cada 18 meses. Essa "profecia" se concretizou até certo momento, nos últimos anos a fabricação de novos chips está cada vez mais lenta, com fabricação em menor quantidade. Isso tem um impacto direto no mercado de PCs, o que mostra resultados a longo prazo.

É possível notar que o gráfico acima não é linear, ele mostra que o mercado dos consoles fica em alta e em baixa ao longo dos anos, sem um crescimento contínuo. Um dado que se destaca é que o ano de 2014 é o segundo melhor ano para os consoles, um ano depois do lançamento do Xbox One e PlayStation 4, que chegaram ao mercado em novembro de 2013. 

19/03/2019 às 15:06
Notícia

Tudo o que você precisa saber sobre a Stadia, nova plataforma...

Ela permite rodar jogos de última geração em 4K60fps sem um computador potente

Além dos consoles mais conhecidos, o estudo leva em consideração como consoles as smart TVs, que vem se popularizando nos últimos anos. Elas estão sendo compatíveis inclusive com streaming de jogos, (como o Google Stadia que foi apresentado em março de 2019) uma novidade que começou a ser apresentada este ano. Isso iria dispensar o uso de outro dispositivo para conseguir jogar. Aparentemente o estudo leva em consideração as Smart TVs como console por esse motivo. 

O relatório afirma também que quem irá migrar de serviço são os jogadores que tem PCs intermediários, ou de entrada, e que vão pretender fazer a troca de seu equipamento para uma experiência melhor nos jogos. Um fator que é destacado é que dificilmente alguém que investe nos melhores recursos de hardware para o seu computador vai trocar o seu equipamento por um console. Esses 20 milhões se referem às pessoas ou que estão iniciando no mundo dos games, ou usuários que não pretendem fazer grandes investimentos, mas ainda assim ter uma boa experiência.

Via: Adrenaline Fonte: Jon Peddie Research
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Jogos mobile de graça e Promoções! Acompanhe atualizações contantes nesse artigo [ATUALIZADO+]

Jogos mobile de graça e Promoções! Acompanhe atualizações contantes nesse artigo [ATUALIZADO+]

Nesse período de quarentena, dá pra matar o tédio com vários games


Lucro da Foxconn, que fabrica para Apple e outras empresas, cai 23,4%

Lucro da Foxconn, que fabrica para Apple e outras empresas, cai 23,4%

A fabricante de iPhones informa que espera baixa de mais 15% devido ao Coronavírus


Arkade Games lança arma para acoplar no celular e jogar FPS

Arkade Games lança arma para acoplar no celular e jogar FPS

Dispositivo Arkade Blaster conta com modos para jogar em pé ou sentado


Evento de Fullmetal Alchemist  já está disponível no RPG mobile Final Fantasy Brave Exvius!

Evento de Fullmetal Alchemist já está disponível no RPG mobile Final Fantasy Brave Exvius!

Os jogadores poderão invocar os personagens principais até 8 de abril


Metade das empresas de pequeno porte dos EUA tem dinheiro para sobreviver 27 dias paradas

Metade das empresas de pequeno porte dos EUA tem dinheiro para sobreviver 27 dias paradas

Pesquisa de 2015 mostra como o coronavírus pode impactar a maior economia do mundo