Um relatório feito por economistas da Jon Peddie Research (JPR) está afirmando que até o ano de 2022 até 20 milhões de jogadores de PC vão migrar para consoles (que inclui também os serviços de streaming de jogos em smart TVs). Esse relatório é baseado em pesquisas que levam em consideração o comportamento do mercado nos últimos anos, e também algumas afirmações lógicas seguindo as novidades que estão chegando.
O estudo feito pela JPR leva em consideração que a Lei de Moore está se tornando cada vez mais um problema. Essa lei é uma teoria feita em 1965, que dizia que o aumento de transistores e chips teria um aumento de 100% com o mesmo custo, num período que iria se renovar a cada 18 meses. Essa "profecia" se concretizou até certo momento, nos últimos anos a fabricação de novos chips está cada vez mais lenta, com fabricação em menor quantidade. Isso tem um impacto direto no mercado de PCs, o que mostra resultados a longo prazo.
É possível notar que o gráfico acima não é linear, ele mostra que o mercado dos consoles fica em alta e em baixa ao longo dos anos, sem um crescimento contínuo. Um dado que se destaca é que o ano de 2014 é o segundo melhor ano para os consoles, um ano depois do lançamento do Xbox One e PlayStation 4, que chegaram ao mercado em novembro de 2013.
Tudo o que você precisa saber sobre a Stadia, nova plataforma...
Ela permite rodar jogos de última geração em 4K60fps sem um computador potente
Além dos consoles mais conhecidos, o estudo leva em consideração como consoles as smart TVs, que vem se popularizando nos últimos anos. Elas estão sendo compatíveis inclusive com streaming de jogos, (como o Google Stadia que foi apresentado em março de 2019) uma novidade que começou a ser apresentada este ano. Isso iria dispensar o uso de outro dispositivo para conseguir jogar. Aparentemente o estudo leva em consideração as Smart TVs como console por esse motivo.
O relatório afirma também que quem irá migrar de serviço são os jogadores que tem PCs intermediários, ou de entrada, e que vão pretender fazer a troca de seu equipamento para uma experiência melhor nos jogos. Um fator que é destacado é que dificilmente alguém que investe nos melhores recursos de hardware para o seu computador vai trocar o seu equipamento por um console. Esses 20 milhões se referem às pessoas ou que estão iniciando no mundo dos games, ou usuários que não pretendem fazer grandes investimentos, mas ainda assim ter uma boa experiência.
Via: Adrenaline Fonte: Jon Peddie Research