Fotógrafo acusa Huawei P30 Pro de
Créditos: Android Central

Fotógrafo acusa Huawei P30 Pro de "trapacear" no Moon Mode e Huawei responde

Artigo diz que celular estaria usando substituindo pedaços da imagem artificialmente

Um dos principais destaques do Huawei P30 Pro é seu respeitável conjunto de câmeras, que foi não só bastante mencionado durante o lançamento do smartphone, mas também tem sido reconhecido e elogiado em reviews. Não só isso, mas o celular atualmente está empatado com o Galaxy S10 como líder do ranking do teste de câmeras do DxOMark. Pra coroar toda essa qualidade de câmeras, a Huawei preparou um modo especial de foto para o celular, o Moon Mode, que tira fotografias melhoradas da lua. E é este modo que se tornou centro de uma polêmica hoje.

18/04/2019 às 17:09
Notícia

Huawei prepara retorno ao Brasil e marca evento no dia 30

Empresa já enviou convite para jornalistas, e nós estaremos por lá!

O Moon Mode, segundo a Huawei, usa algoritmos e inteligência artificial, além da lente periscópica do smartphone, para melhorar as fotografias que o usuário tira da lua. A imagem abaixo é um exemplo que nós mesmos tiramos com o aparelho:

O fotógrafo chinês Wang Yue, no entanto, escreveu um artigo onde ele acusa este modo de "trapacear" no resultado final. Segundo Yue, o modo não apenas usa a inteligência artificial para melhorar a luz e o balanço de cores da foto, ele estaria também usando outras fotos da lua, de um banco de imagens, para substituir a foto tirada e compor um resultado final melhor.

Essa acusação é problemática porque o mérito seria menos da câmera do aparelho e mais de uma boa inteligência artificial e um banco avançado de imagens. É por isso que a Huawei já respondeu ao artigo numa declaração oficial.

A fabricante chinesa de smartphones mandou uma declaração para o pessoal do Android Authority, que postou um trecho em seu site. Reproduzimos em tradução livre a seguir:

Continua após a publicidade
Fonte: Android Authority
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.