A Samsung lançou uma grande novidade, um smartphone dobrável, o Galaxy Fold. Apesar de a ideia ter sido diferente e muita gente ter curtido, o aparelho parece ter chegado com alguns problemas.
Alguns jornalistas compartilharam um problema no aparelho, com pouco tempo de uso a tela interna apresenta um defeito. Você pode saber mais sobre isso nessa notícia e conferir o pronunciamento da Samsung sobre o assunto nesta outra.
Fato é que o iFixit, site focado em reparo de aparelhos tecnológicos, principalmente smartphones, resolveu abrir o Galaxy Fold e fazer uma análise detalhando pontos positivos e negativos da estrutura de fabricação do aparelho. E ,de acordo com o relatório deles, a conclusão dos especialistas não foi nada positiva, o Fold recebeu nota 2/10 para a reparabilidade, mostrando que há muitas fragilidades e pontos negativos no modo como foi pensado.
Para o iFixit, o Galaxy Fold é frágil e muito difícil de ser reparado
A nota também leva em consideração o quão fácil seria para um usuário leigo efetuar o reparo, e como é um gadget bastante único, isso colabora para que a nota seja ainda mais baixa.
O Galaxy Fold tem muitas fragilidades e por causa de seu design não tem resistência à água e fica muito exposto. Uma das constatações é que ele tem muitas aberturas nas laterais, o que permite que pequenas partículas entrem no aparelho.
O ponto de dobra é um dos lugares mais sujeitos a ter pequenas partículas entrando, o que acaba danificando a tela ou a dobra ao longo do tempo. Esse parece ter sido o problema enfrentado pelo pessoal do The Verge, que teve tiveram uma falha na tela, algo parece ter entrado embaixo dela.
A Samsung garante que o aparelho é capaz de suportar mais de duzentas mil dobradas e desdobradas, mas isso sem nada na dobra para atrapalhar o mecanismo.
Outro problema encontrado no smartphone de U$1980, segundo o iFixit, está na proteção interna nas bordas, que é muito fina, pouco resistente e pode ser facilmente retirável, além de provavelmente soltar com o tempo. Eles citam na análise que as bordas mal chegam a cobrir dois milímetros.
Além do problema que o The Verge passou, outros sites registraram problemas diferentes, a maioria relacionada a uma proteção na parte de dentro. O iFixit ressaltou o problema dessa camada protetora que se estende por toda a parte interna, se você removê-la a tela vai estragar. Algo que foi explicado pela Samsung posteriormente.
Para a versão comercial, ela prometeu que deixará claro para os usuários que essa camada não pode ser retirada de modo algum.
Vários Galaxy Fold começam a falhar com apenas um dia de uso
Pessoas que tinham o aparelho em mãos foram para as redes sociais mostrar os problemas
E se a tela interna, que é feita sob medida para ele, quebrar? O iFixit fez um comentário preocupante para os donos do Fold: "Substituir essa tela muito frágil provavelmente vai acabar com o seu orçamento, se é que você vai encontrar uma para substituí-la."
Mas, com todos esses problemas dessa inovação, não é como se a Samsung fosse parar de fabricar o Fold, ela adiou o seu lançamento e está revisando os problemas enfrentados pelos jornalistas que receberam a primeira versão dele para teste. Enquanto isso, a chinesa Huawei tá de olho no que está acontecendo, ela também lançou um smartphone dobrável, o Mate X, que teve preço de lançamento de U$ 2600.
O problema de entrar poeira que acontece no Galaxy Fold não parece acontecer com o Mate X, pelo menos não da mesma maneira, o celular da Huawei tem um sistema de dobra diferente. Resta esperar por um teste do iFixit e por mais reviews para ver se ele continuará funcionando bem.
Fonte: iFixit