A Micron Technology, Inc., empresa famosa por seus semicondutores, apresentou hoje sua nova série de unidades de estado sólido (SSDs) com o protocolo NVM Express (NVMe), que é uma memória não volátil que geralmente é memória flash NAND. A série Micron 9300 de SSDs NVMe promete que empresas com aplicativos com uso intensivo de dados consigam acessar e processar dados mais rapidamente, o que ajuda a a reduzir o tempo de resposta.
"A introdução de nossa terceira geração de SSDs NVMe endossa nossa tradição de inovação contínua para os mercados corporativos e de nuvem. O Micron 9300 é nossa principal série de SSDs NVMe, que apresentam desempenho e latência de gravação seqüencial líderes do setor, maior capacidade e entrega de uma redução de 28% na energia em relação à geração anterior." - Derek Dicker, vice-presidente corporativo e gerente geral da Unidade de Negócios de Armazenamento da Micron
Essa nova série da Micron foi desenvolvida pensando nas empresas que precisam de infraestrutura para armazenar, recuperar, processar e analisar grandes fluxos de dados para negócios, e que optam por fazer isso em um sistema de nuvem integrado. A empresa promete que sua tecnologia consegue equilibrar igualmente sua taxa de transferência de 3,5 GB por segundo em leituras e gravações.
A série Micron 9300 promete ser quase nove vezes mais rápida do que os principais SSDs empresariais SATA e também, 35% mais eficiente, com consumo de energia 28% menor, em comparação com as gerações anteriores de drives NVMe. Isso vai fazer com que os custos finais consigam ser reduzidos.
Raghunath Nambiar, vice-presidente corporativo e diretor de tecnologia da engenharia de aplicativos e ecossistema de datacenter da AMD diz que o processador AMD EPYC "é uma combinação ideal para as novas unidades Micron 9300 NVMe e para as cargas de trabalho centradas em dados, como banco de dados, análise de big data e soluções de armazenamento definidas por software". A série Micron 9300 fornece densidades de armazenamento que eram reservadas para os discos rígidos (HDDs), com capacidades de até 15,36 TB.
Destaques adicionais - SSDs NVMe Micron série 9300:
850.000 de leitura e 310.000 entradas / saídas de gravação (IOPS).
Capacidades de até 15,36 TB permitem a densidade de armazenamento por rack
Recursos de integridade de dados, como proteção de caminho de dados, proteção contra perda de energia para dados em andamento e inativos, limpeza de criptografia, entre outras funções.
A Micron 9300 vai estar disponível com as capacidades: 3,84 TB, 7,68 TB e 15,36 TB. Já a 9300 MAX, que tem o seu objetivo voltado para aplicações de uso misto e tem as capacidades de: 3,2 TB, 6,4 TB e 12,8 TB. Ambas as versões vão estar disponíveis em formato U.2 (2,5 polegadas, 15 mm), vão suportar PCIe Gen3 x4 NVMe e serão classificadas para um tempo médio entre falhas de 2 milhões de horas.
Para compreender melhor sobre o que são essas memórias, você pode assistir o vídeo abaixo que detalha exatamente a sua função e como ela é utilizada:
Via: TechPowerUp, Guru3d