Nasa publica foto de asteroide Bennu, que vai passar perto da Terra
Créditos: NASA

Nasa publica foto de asteroide Bennu, que vai passar perto da Terra

Imagens foram feitas pela sonda OSIRIS-REx, que foi enviada especificamente para essa tarefa

A Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, divulgou uma fotografia em alta qualidade do asteroide Bennu, que hoje está a bilhões de quilômetros de distância da Terra. Apesar disso, ele está orbitando o Sol e possui uma chance cumulativa de 1 em 2.700 de colidir com o nosso planeta entre os anos de 2175 e 2199.

14/04/2019 às 18:00
Notícia

Elon Musk salvando o mundo? Nasa e SpaceX fazem parceria para...

O objetivo do programa de testes é evitar que objetos espaciais colidam com a Terra

A missão da NASA está tirando fotos de maneira frequente para acompanhar a trajetória do corpo celeste e estudá-lo de maneira mais atenta. É possível acompanhar as fotografias mais recentes feitas pela sonda através da conta oficial da missão espacial no Twitter. De acordo com o Correio do Povo, os cientistas terão pousar o equipamento no asteroide em 2020 para coletar cerca de 60 gramas de material da superfície.

"Por que estamos realizando tantos voos ao redor do Bennu? Essa imagem do Flyby 3 mostra de fato a mesma região de uma imagem que eu compartilhei na semana passada – mas o ângulo e as condições de iluminação proporcionam detalhes completamente diferentes".
- Tweet oficial da missão NASA OSIRIS-REx

O asteroide Bennu possui um diâmetro de 492m e foi observado pela primeira vez no dia 11 de setembro de 1999 pelo projeto LINEAR – uma colaboração da NASA, da Força Aérea dos EUA e do Laboratório Lincoln do MIT.

A primeira passagem do asteroide próximo da Terra vai acontecer próximo de 23 de setembro de 2060, quando ele deve estar a cerca de 750.000km de nosso planeta. Em 2135, ele deverá estar ainda mais perto, entre 300.000km e 100.000km, menor que a distância entre a Terra e a Lua.

Continua após a publicidade

Via: Correio do Povo
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.