Tesla rompe com Nvidia e diz ter criado o chip mais poderoso do mundo para carros autônomos
Créditos: Tesla/Divulgação

Tesla rompe com Nvidia e diz ter criado o chip mais poderoso do mundo para carros autônomos

A empresa estava desenvolvendo a peça desde o ano passado

A Tesla anunciou no ano passado que não manteria sua parceria com a Nvidia e buscaria fabricar seu próprio chip de inteligência artificial para seus carros. Agora, a empresa acaba de anunciar seu novo chip, design e projeto foram feitos por ela mesmo e a Samsung ficou responsável pela fabricação. Segundo Elon Musk, dono da Tesla Motors, esse é simplesmente o melhor chip do mundo para carros autônomos

14/02/2019 às 18:40
Artigo

V2X, o mais novo conceito de tecnologia para carros conectado...

Ela promete criar uma rede inteligente de trânsito e conectar o carro com tudo ao seu redor

Por hora, está sendo chamado "full self-driving computer", ou FSD e é capaz de 144 TOPS, operações por segundo, muito mais que o chip da Nvidia utilizado anteriormente que na teoria oferece 21 TOPS. Mas, apesar do grande marketing feito por Elon Musk, ainda é necessário esperar para saber, na prática, como esse hardware vai se sair.

Na época em que a Tesla escolheu romper a parceria com a Nvidia, Musk comentou que a solução pensada pela sua empresa era até 10 vezes mais rápida do que a baseada na da Nvidia. Ainda assim, o bilionário se diz grande fã da empresa, "eles fazem grandes coisas", disse ele.

A placa que os carros devem receber consiste em dois sistemas, um do lado do outro. Essa característica permite que um problema em uma unidade não comprometa a outra, fazendo com que elas possam trabalhar juntas ou separadas de acordo com a necessidade. Essa alternância será detectada pelo software, cada unidade tem seu próprio manejamento de energia e armazenamento.

A ideia principal dessa lógica é proteger o motorista a todo custo, se os dois foram danificados ao mesmo tempo, provavelmente isso significará um acidente de altas proporções.

Na apresentação da peça, Musk foi enfático:

Elon Musk é uma figura bastante excêntrica e chama muita atenção com seus projetos. Recentemente a empresa conseguiu enviar ao espaço e retornar as três partes do foguete Falcon Heavy para a terra e fazer um pouso bem sucedido. A empresa de exploração espacial de Musk se chama Space X e além dela e da Tesla, ele tem ainda outros projetos com outras empresas, você pode conhecer cada uma delas neste artigo.

Nvidia contesta chip "mais rápido do mundo" da Tesla Motors

Pouco depois das declarações de Elon Musk, a Nvidia, em seu blog, criou um post em um tom bastante amigável comentando o cenário tecnológico de carros autônomos e como a Tesla tem sido responsável pelo avanço dessa área. A empresa comentou também que concorda com a Tesla que esse é um desafio que só pode ser resolvido com tecnologia avançada e supercomputadores, mas que discorda com algumas declarações feitas.

A principal queixa da Nvidia foi a comparação de Elon Musk do chip lançado pela Tesla (FSD) com um chip mais antigo da Nvidia. Segundo a Nvidia, os 144 TOPs do FSD são facilmente batidos pelo Nvidia Drive AGX Pegasus, capaz de rodar em 320 TOPS.

Para mais detalhes sobre a declaração da Nvidia, confira o blog da empresa.

Via: Tech Crunch Fonte: Forbes, Nvidia

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Google decide usar IA para criar chips de IA mais rápido que os humanos

Google decide usar IA para criar chips de IA mais rápido que os humanos

Sistema deverá encontrar solução mais rápida para produzir chips mais eficientes


LG anuncia doação de equipamentos eletrônicos ao hospital Albert Einstein

LG anuncia doação de equipamentos eletrônicos ao hospital Albert Einstein

Parceria tem o objetivo de auxiliar demanda de pacientes com o novo Coronavírus


Kit detector do COVID-19 mostra resultado em apenas 5 minutos

Kit detector do COVID-19 mostra resultado em apenas 5 minutos

Dispositivo foi aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos


Video mostra em 360º graus um laboratório de pesquisa contra o novo coronavírus

Video mostra em 360º graus um laboratório de pesquisa contra o novo coronavírus

Espaço na UFMG processa exames para tentar conter o aumento na demanda de hospitais públicos


Vídeo mostra carro da Tesla detectando sinal vermelho e parando sozinho

Vídeo mostra carro da Tesla detectando sinal vermelho e parando sozinho

Função Autopilot dos carros dá mais um passo na direção certa