Índice do Artigo

Cultura

Game of Thrones: HBO Go volta a falhar e alimenta pirataria da série

A distribuição ilegal dos episódios ajuda a disseminar malwares, aponta a Kaspersky

Game of Thrones: HBO Go volta a falhar e alimenta pirataria da série
Créditos: CNET/HBO

O seriado Game of Thones chegou em sua última temporada e todo domingo, às 22h, uma legião de espectadores se mobilizam para ver a série na televisão ou internet, mas a opção oficial para assistir a produção online, o HBO Go, tem decepcionado muitos usuários. O serviço que custa R$ 34,90 mensais e traz o episódio simultaneamente com a exibição na televisão tem apresentado falhas durante a exibição do blockbuster de zumbis e dragões.

Assim como na semana passada, quando a oitava temporada estreou, muitos usuários do HBO Go foram ao Twitter reclamar da instabilidade da plataforma de streaming durante o horário de exibição de Game of Thrones, tanto no Brasil quanto lá fora.

Imagem: Cinepop

Segundo mostram relatos coletados pelo Cinepop, a maioria das reclamações mostra que o serviço apresenta instabilidades justamente quando a série está para começar, indicando que os servidores da HBO não estão preparados para o tráfego acima do normal gerado pela popular série.

O caso fica ainda mais grave quando levamos em consideração que muitas pessoas assinam a plataforma para assistir a série e o custo mensal de utilização é de R$ 34,90, mais do que os planos padrões de serviços de streaming concorrentes, como Netflix e Amazon Prime Video.

Incentivo à pirataria

Por causa da grande procura por Game of Thrones e a ausência de um serviço funcional para a exibição da série na internet, a série continua gerando grandes números na pirataria e acaba oferecendo perigos para internautas descuidados.

De acordo com um relatório feito pela empresa de análise MUSO e compartilhado pelo Engadget, o primeiro episódio da oitava temporada, exibido na semana passada, foi visto ilegalmente por 55 milhões de pessoas em apenas 24 horas. Para se ter uma ideia do tamanho desse número, a audiência do capítulo de estreia nos canais oficiais da HBO foi de 17,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos, um recorde para a produção. 

Ainda não temos dados relacionados aos downloads piratas do episódio de ontem, 21, mas o capítulo vazou na internet antes mesmo da exibição oficial nos canais da HBO, o que deve ter alimentado ainda mais a procura ilegal.

Além de ser prejudicial para a HBO, a popularidade do seriado aliada à crescente presença nos sites de pirataria acaba transformando Game of Thrones em uma isca para a disseminação de malwares. Segundo um relatório da Kaspersky Lab, a produção foi responsável por 17% de todo o conteúdo pirata infectado no mundo durante o ano passado, fazendo cerca de 20.934 vítimas.

Com seis episódios no total, a oitava temporada de Game of Thrones está sendo exibida aos domingos, às 22h, nos canais da HBO e também no serviço de streaming HBO Go. 

Via: Variety, Cinepop, Engadget