Google anuncia 10 grandes novidades no evento de computação em nuvem Next 19
Créditos: Google

Google anuncia 10 grandes novidades no evento de computação em nuvem Next 19

Empresa falou de smartphones Android como chave de segurança, da Anthos e do G Suite

A Google fez mais de uma centena de anúncios durante o Next 19, seu evento com foco em computação em nuvem, que vão desde o uso de smartphones Android como chave de segurança até uma série de inovações para os produtos do portfólio G Suite. Dentre essas novidades, a própria companhia elencou 10 delas como as mais importantes para seus usuários e então divulgou-as num comunicado enviado à imprensa.

16/04/2019 às 00:30
Notícia

Google demonstra tecnologias de casa conectada em evento no B...

Empresa demonstrou como é possível conversar com aparelhos de áudio, vídeo e iluminação no Brasil

A principal delas é exatamente a possibilidade de usar seu celular com sistema operacional Android para proteger suas contas pessoais ou corporativas da Google. Para isso, basta que o aparelho esteja rodando sistema operacional Android 7.0  Nougat ou mais recente.

Site oficial: Google Cloud

O smartphone contém uma chave de segurança com criptografia, que é usada para confirmar a identidade do usuário e o endereço do site. Isso é uma proteção extra além dos passos tradicionais de digitar endereço de e-mail e senha. O navegador se comunica com essa chave de segurança através de tecnologias sem fio como NFC ou Bluetooth.

Outra novidade foi o anúncio da versão de testes beta da plataforma híbrida Anthos. De acordo com a companhia, ela serve para que clientes corporativos possam gerenciar seus serviços em nuvens que são fornecidos por outros provedores. A promessa é de que as empresas poderão gerenciar toda a sua infraestrutura a partir de um único lugar e com a possibilidade de ser escalável para redes ainda maiores.

A linha G Suite ganhou uma série de novos recursos para seus produtos, como a possibilidade de conectar a Google Assistente com a Google Agenda – permitindo que o usuário pergunte sobre seus compromissos e eventos diários. Já o Hangouts Chat agora é exibido na parte inferior da tela do Gmail, com a possibilidade de ver as janelas de conversas ou grupos no modo completo ao selecioná-las.

Site oficial: Google Retail-Oriented Solution

O setor varejista também ganhou novidades com a chegada do Google Retail-Oriented Solution. Ele traz recursos do Google Lens para permitir que os consumidores tirem fotos dos produtos que os interessam e então encontrem outros semelhantes no catálogo a partir de sugestões do próprio sistema da loja.

Google Blog: Lista completa com mais de 100 anúncios (em inglês)

Confira abaixo, nas palavras da Google, outras novidades apresentadas pela empresa no evento:
- Mais força de vendas: "Thomas Kurian, que foi nomeado CEO do Google Cloud, anunciou a expansão em escala das equipes de vendas em todo o mundo com o objetivo de ampliar o impacto das soluções na nuvem da companhia, a fim de ampliar a parceria do Google com as empresas".

- Cresce a utilização do G Suite: "Durante o Next 2019, o Google anunciou que atualmente 1,5 milhão de pessoas usam o Gmail todos os dias. Outros 90 milhões de estudantes e 5 milhões de empresas utilizam o G Suite para aumentar sua produtividade".

- Empresas que já usam soluções do Google Cloud: "Kurian destacou que empresas de diferentes setores já utilizam as soluções do Google Cloud, entre elas 5 das 10 maiores empresas dos segmentos bancário, telecomunicações e desenvolvimento de software. Na América Latina, empresas como a companhia aérea Latam, Magazine Luiza, RD (Resultados Digitais) e Portal Telemedicina".

- Automação no desenvolvimento de software: "Uma das inovações anunciadas foi o Cloud Code, um novo conjunto de plug-ins que trará automação e assistência para desenvolvedores durante todo o ciclo de desenvolvimento de software. A partir da utilização das ferramentas do Google já existentes, o Cloud Code facilita o desenvolvimento a partir de feedback contínuo sobre o projeto enquanto ele é construído, por meio de testes em diferentes destinos de implementação e depuração".

- IA em ligações e mensagens de voz: "O G Suite anunciou o recurso Voice, que permite criar um número de telefone acessível de qualquer lugar e em qualquer aparelho. Ele permite bloquear ligações indesejadas com a ajuda de recursos de Inteligência Artificial e permite, ainda, converter recados em texto em até nove idiomas".

- Novos recursos do Cloud AutoML: "Ano passado, com o objetivo de as empresas adotarem inteligência artificial em seus processos, o Google lançou o Cloud AutoML. Durante o Next 2019 foram apresentados novos recursos, incluindo tabelas AutoML, que permitem criar modelos de aprendizado de máquina a partir de conjuntos de dados, e o AutoML Video, que é capaz de desenvolver modelos personalizados e automatizados para a classificação de conteúdo em vídeo".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Microsoft vai ajudar Google a levar recurso de organização de abas do Edge para o Chrome

Microsoft vai ajudar Google a levar recurso de organização de abas do Edge para o Chrome

Ferramenta marca mais uma colaboração entre Microsoft e Google em seus navegadores


Software multimídia Uconnect 5 da Fiat Chrysler suportará Alexa e Wireless CarPlay

Software multimídia Uconnect 5 da Fiat Chrysler suportará Alexa e Wireless CarPlay

Baseado no Android, o Uconnect 5 aparecerá em novos veículos até o final de 2020


SpaceX lançará 60 satélites Starlink no dia 29 de janeiro

SpaceX lançará 60 satélites Starlink no dia 29 de janeiro

Decolagem será transmitida ao vivo pela internet


Google Camera 7.3 pode receber o suporte para gravação de vídeos a 24fps

Google Camera 7.3 pode receber o suporte para gravação de vídeos a 24fps

Aplicativo também inclui o que podem ser os codinomes dos novos celulares Pixel


Imperfeições na tela dobrável do Moto Razr são normais, diz Motorola

Imperfeições na tela dobrável do Moto Razr são normais, diz Motorola

Empresa publicou vídeo sobre cuidados com o celular