Navegador do Avast ganha versão Aspen e promete ser o mais seguro já criado pela empresa

Confira as novidades do lançamento

Navegador do Avast ganha versão Aspen e promete ser o mais seguro já criado pela empresa
Créditos: Avast

A empresa de segurança Avast é conhecida no Brasil por causa de seu software antivírus gratuito que sempre avisa quando "uma ameça foi detectada". A companhia lançou uma versão do programa Avast Secure Browser trazendo diversas novidades para seus usuários, e as mudanças são tantas que a nova edição chegou até ganhar um nome: Aspen.

De acordo com o pessoal da Avast, esta é a versão 73.0 do Avast Secure Browser, que tem como principais novidades a verificação de invasão instantânea, proteção para webcam e bloqueio de reconhecimento em navegadores.

Um dos principais aspectos presente na versão Aspen do Avast é a proteção da "impressão digital do navegador", que é basicamente as informações padrões capturadas por um browser de internet, como lista de plugins, fuso horário, resolução de tela, cookies, presença de adblocker e configurações de armazenamento.

Imagem: Avast

Com a versão Aspen do Secure Browser, o usuário pode utilizar o recurso Anti Reconhecimento, que oculta alguns dos aspectos presentes na impressão digital do navegador. O objetivo da funcionalidade é tornar as informações o mais genéricas possível para manter os dados do usuário seguros durante a navegação.

Como a impressão digital do navegador é um conceito padrão entre os browsers, constantemente as informações envolvidas acabam ficando de lado em softwares de segurança, o que torna a solução da Avast uma boa camada extra de proteção.

Chantagem online, exposição e invasão de webcam
 que aparecem em Black Mirror já são realidade

A segunda grande novidade da atualização Aspen é a proteção de Webcam. A funcionalidade bloqueia o uso indeterminado da câmera do computador na internet e o usuário pode definir um limite de tempo para que os sites utilizem o gadget durante a navegação.

Imagem: Avast

Continua após a publicidade

A novidade é muito bem vinda para quem teme com casos de espionagem e não quer colocar uma fita adesiva na webcam. Como as configurações podem ficar escondidas dentro do navegador, o antivírus também facilita a vida de quem não tem muita experiência na internet.

Por fim, outra frente anunciada pela Avast no update Aspen é a verificação de invasão, que informa o usuário se seus dados foram comprometidos e apareceram em bancos de venda na deepweb. O serviço é similar ao feito no site Have I Been Pwned, mas funciona por meio de um botão que pode ser ativado a qualquer momento.

Imagem: Avast

Além dos novos recursos trazidos no Aspen, o Avast Secure Browser conta com outras ferramentas que são uma mão na roda, incluindo criptografia extra, suporte para navegação anônima, bloqueador de anúncios embutido e modos especiais de segurança.

A atualização Aspen já está disponível para o Avast Secure Browser, que pode ser baixado gratuitamente neste site.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Avast
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.