Playstation 5 virá com SSD, suporte a 8K, ray tracing e rodará jogos de PS4

Playstation 5 virá com SSD, suporte a 8K, ray tracing e rodará jogos de PS4

O videogame também terá um novo sistema de som 3D e de realidade virtual

A Sony divulgou as primeiras especificações do Playstation 5 em entrevista ao site Wired e as revelações são, no mínimo, interessantes. O videogame deve contar com 8K, um SSD personalizado e retrocompatibilidade com PS4.

Em entrevista, Mark Cerny, chefe do desenvolvimento do videogame da próxima geração, contou também que podemos esperar a técnica de traçados de raios. Esse recurso, apresentado recentemente nas placas de vídeo da família RTX da Nvidia, não é exclusiva da empresa e deve aparecer na próxima geração, garantindo mais precisão e realismo, já que calcula o traçado das luzes e os reflexos com precisão. 

19/03/2019 às 15:06
Notícia

Tudo o que você precisa saber sobre a Stadia, nova plataforma...

Ela permite rodar jogos de última geração em 4K60fps sem um computador potente

Apesar de se aproximar, o videogame não vai chegar nesse ano, segundo Cerny, estão sendo preparados kits de desenvolvimento para que os desenvolvedores possam se preparar às mudanças e possam trazer jogos para o novo console. Sendo assim, sem anúncio do Playstation 5 para 2019.

Um outro detalhe, e esse já esperado, é que o PS5 trará um novo chip gráfico e um novo processador mais potente, ambos da AMD. Além disso, ele também terá memórias RAM mais rápidas e maiores.

O Playstation 5 terá um novo sistema de som 3D e de realidade virtual

 

Outro ponto comentado é a qualidade de som, que recebeu aperfeiçoamento 3D e "redefinirá o que som pode fazer em um videogame", segundo Cerny. Ele também comenta que é frustante que a melhoria no áudio tenha sido tão pequena do Playstation 3 para o Playstation 4 e que a próxima geração deve mostrar uma diferença muito grande nesse quesito. Isso deve trazer mais imersão ao jogo e também nos lembra que não são apenas os gráficos que podem melhorar.

Para quem gosta do VR da Sony, boas notícias, um novo Playstation VR será feito para essa geração. Mas muito mais surpreendente que esses detalhes, e que deve trazer uma grande diferença para o gameplay, é a presença de um armazenamento SSD. A tecnologia de armazenamento Solid State Driver permite que você consiga ler e escrever arquivos com muito mais velocidade.

Jogos de mundo aberto serão os principais beneficiados de um SSD no Playstation 5

Como exemplo do quanto isso pode mudar maneira como jogamos atualmente, ele comentou o teste feito com Spiderman, o jogo lançado para PS4, rodando em um teste de desenvolvimento. Um cenário que demorava cerca de 15 segundos passou a ter 0.8 segundos! Esse é um salto muito significativo e que pode deixar ainda mais interessante jogos de mundo aberto como Red Dead Redemption 2 e tantos outros que podem ser motivados pela tecnologia a surgirem.

A Sony não deu mais detalhes sobre o SSD, apenas comentou que será um personalizado para o seu videogame. Sabemos que mesmo que estejam se popularizando, os SSDs ainda têm um valor elevado e deixam de ser interessantes se o valor for muito alto. Cabe à empresa achar o equilíbrio.

Enquanto as pessoas começam a ter acesso ao 4K, o PS5 já pensa no suporte a 8K. Essa é uma garantia de que você poderá ter uma boa definição nos jogos por um longo tempo.

Em tempos em que se discute jogos na nuvem, o Playstation 5 confirma que continuará suportando mídia física, o que alegra alguns fãs do formato. O papo com o entrevistado também foi apenas sobre configurações de peças e desempenho, não foi comentado nada a respeito de serviços como jogos online, plataforma, assinaturas.

E como mencionado no início, ele terá retrocompatibilidade. Diferente de como aconteceu do PS3 para o PS4, agora você vai poder comprar seus jogos de PS4 sem medo de ficar sem jogá-los no PS5 caso você pense em dar um upgrade de videogame. Também foi comentado que muitos jogos serão lançados para as duas plataformas assim que o modelo mais recente for lançado. Um desses jogos que Cerny deu a entender que viria nessa transição é Death Stranding, do aclamado Hideo Kojima.

Fonte: Wired, Adrenaline

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

MWC 2020 é cancelada devido ao coronavírus e desistência de várias empresas

MWC 2020 é cancelada devido ao coronavírus e desistência de várias empresas

A Mobile World Congress é a maior feira anual da indústria de smartphones


Intel, Vivo e MediaTek também desistem do MWC 2020 por causa do Coronavírus

Intel, Vivo e MediaTek também desistem do MWC 2020 por causa do Coronavírus

Lista de empresas que desistiram do evento continua aumentando


Sony cancela participação no MWC devido a preocupações com Coronavírus

Sony cancela participação no MWC devido a preocupações com Coronavírus

Coletiva de imprensa agora será realizada no dia 24 de fevereiro no canal Sony Xperia no YouTube


WF-1000XM3: o fone de ouvido sem fio completo da Sony!

WF-1000XM3: o fone de ouvido sem fio completo da Sony!

Um dos melhores cancelamentos de ruído do mercado nesse fone topo de linha


DCL é o simulador de corridas de drones que pode te levar para competições reais

DCL é o simulador de corridas de drones que pode te levar para competições reais

Jogadores que se saírem bem no jogo vão participar da Drone Champions League