Huawei promete uma fluidez de apps até 60% maior no Android com seu novo Ark Compiler
Créditos: IndustryWeek

Huawei promete uma fluidez de apps até 60% maior no Android com seu novo Ark Compiler

Compilador da fabricante chinesa foi desenvolvido em código aberto para melhorar o Android

A Huawei apresentou sua nova linha P30 de smartphones high-end na China nesta semana, revelando também pela primeira vez uma nova tecnologia que pode mudar o funcionamento do Android no mundo todo. Trata-se do Ark Compiler, um compilador desenvolvido em código aberto pela fabricante que promete aumentar a fluidez dos apps no sistema em até 60%.

Colocando em termos simples, o compilador otimiza o sistema para corrigir algumas de suas falhas e melhorar a maneira que ele interpreta e executa aplicativos. A promessa é que a navegação geral do sistema Android com o Ark Compiler fique até 24% mais fluida e 44% mais responsiva. Como mencionado antes, nos apps é que o ganho é mais expressivo, trazendo uma velocidade de resposta até 60% maior.

E o desenvolvimento em código aberto do Ark Compiler significa que o compilador está liberado para qualquer criador de software que quiser usá-lo, gratuitamente. Isso garante uma popularização melhor para a nova ferramenta, que deve fazer aparece para melhorar o Android em diversos dispositivos se os ganhos de performance prometidos realmente se mostrarem verdadeiros. A Huawei está ambiciosa com seu novo compilador, esperando que o atual ART (Android Runtime) seja abandonado em favor do Ark Compiler.

26/03/2019 às 09:01
Artigo

Você conhece a Huawei? Saiba mais sobre a gigante dos smartph...

Fabricante chinesa pode se tornar uma nova "player" de peso no mercado nacional

Uma das barreiras para a popularização mundial do compilador, no entanto, é a constante campanha de difamação chefiada pelos EUA que a Huawei enfrenta já há algum tempo. O nome da empresa tem sido relacionado à espionagem ou abertura para espionagem do governo chinês, então isso pode acabar causando uma preocupação nos desenvolvedores interessados em usar o Ark Compiler. A ferramenta acabou de ser anunciada e vamos acompanhar de perto para ver como vai ser sua adoção ao redor do mundo.

Fonte: PPLWare
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.