Uma das tecnologias que mais vem crescendo com a internet das coisas são as assistentes de voz, mas a principal concorrente desse mercado ainda não deu as caras no Brasil: a Amazon Alexa. Ao que tudo indica, porém, isso deve mudar muito em breve. Após realizar testes com a tecnologia por aqui, a empresa de Jeff Bezos começou a liberar nesta semana o kit de desenvolvimento para a criação de produtos do ecossistema em português do Brasil.
O chamado Alexa Skills Kit (ASK) permite que os desenvolvedores criem "habilidades" para a assistente de voz, que agora conta com suporte para português do Brasil. Assim, quando o hardware da inteligência artificial estiver disponível por aqui, já existirão funções compatíveis com o produto.
Imagem: 9toFiveMac
De acordo com a Amazon, os desenvolvedores interessados em começar a trabalhar com a Alexa e sair na frente com a tecnologia devem se inscrever até o dia 30 de junho. Para participar, é necessário se inscrever por meio do site oficial da companhia.
É interessante notar, também, que a Amazon sabe que todo seu ecossistema ainda pode ser considerado novidade para grande parte dos brasileiros e traz diversos materiais no nosso idioma para ajudar os desenvolvedores a conhecerem seu produto. O manual básico para a criação de interfaces de voz pode ser visto aqui.
Imagem: Wired
Além de liberar os kits de desenvolvimento no nosso país, a Amazon também confirmou que algumas empresas vão desenvolver produtos voltados para a Alexa que vão além dos Echo Dots. Em seu site, a companhia afirmou que a Bose, LG e Intelbras já estão trabalhando em dispositivos com suporte ao ecossistema e pensados para o mercado brasileiro.
LG anuncia sua linha de Smart TVs 8K de 2019 com acesso ao As...
As TVs vão ser OLED e LCD, integradas a um processador aprimorado inteligente
Outra informação dada no comunicado é que produtos da empresa de internet das coisas Tuya e as lâmpadas coloridas Philips Hue também vão receber suporte para português brasileiro ainda este ano.
Para as fabricantes do país que querem seguir o mesmo caminho e estão interessadas em integrar seus produtos à assistente de voz, a Amazon possui o Alexa Voice Service, que é um kit de desenvolvimento com todas as ferramentas necessárias para integrar dispositivos já existentes ao ecossistema conectado. A companhia ainda não liberou a novidade, mas é possível fazer um cadastro neste site para entrar no sistema por meio de um convite.
Você está ansioso para a chegada da Alexa no Brasil? Conte pra gente aí nos comentários!
Fonte: Amazon