Acha que 8K é muito? Sony apresenta surpreendente painel de 16K na NAB Show 2019
Créditos: Sony

Acha que 8K é muito? Sony apresenta surpreendente painel de 16K na NAB Show 2019

Display ainda não é um produto comercial e vai ser usado no Centro de Pesquisas de Shiseido

Acabam de chegar ao mercado brasileiro nesta semana as TVs de 8K da Samsung, com valores chegando aos R$ 90.000. Imagine então quanto custaria uma TV com o dobro da resolução, alcançando os 16K. Foi mais ou menos isso que a Sony mostrou na NAB Show 2019 em Las Vegas.

O painel de 16K mostrado pela empresa japonesa não é exatamente uma TV e ainda está um tanto longe de ser um produto comercial, mas ele mostra que, com nossa tecnologia atual, uma tela assim já é possível. Para aproveitar toda essa resolução, o painel mede 17 pés de altura por 63 pés de comprimento, o que dá, mais ou menos, impressionantes 5 metros por 19 metros de tamanho.

Para conseguir construir um painel desse tamanho, a Sony usou sua tecnologia Crystal LED que, na verdade, incorpora diversos painéis de LED menores formando a tela gigante. Isso é possível graças ao fato de que cada painel individual não tem bordas, formando o resultado final como se fosse uma coisa só. O gigante display de 16K opera em 120 frames por segundo com um poder de brilho de até 1000 cd/m2.

Como mencionado, o painel mostrado na NAB 2019 ainda não é um produto comercial. Ele vai ser instalado no Shiseido Research Center (Centro de Pesquisas Shiseido) em Yokohama, no Japão. Lá ele vai servir para o centro de pesquisas mostrar aos seus visitantes vida selvagem em seu tamanho real. O painel é tão grande que ele vai cobrir a parede do primeiro e segundo pisos.

13/02/2019 às 17:16
Notícia

Metade das TVs 8K em 2019 serão da Samsung, segundo CEO da em...

Fabricante sul-coreana pretende investir agressivamente na nova resolução

Enquanto isso, no segmento comercial, a disponibilidade de conteúdo tem sido um "freio" na popularização de Smart TVs com resoluções tão elevadas. Para que o tamanho das telas seja maior, é importante aumentar também a resolução, para evitar distorções, mas isso significa que é necessário um conteúdo produzido nessas resoluções maiores para aproveitar todo o potencial da sua TV. Como os preços de aparelhos em 8K ainda são um tanto proibitivos, as gigantes produtoras de conteúdo não estão com "pressa" para ultrapassar o 4K no oferecimento de seus produtos multimídia. É por isso que a Samsung, por exemplo, chegou com soluções inovadoras para tentar justificar melhor a presença do 8K em suas Smart TVs, trazendo um novo processador que faz o aumento artificial da resolução de alguns conteúdos de maneira "inteligente" para evitar distorções.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.