A Qualcomm lançou nos últimos seis meses diversos processadores, que são destinados desde computadores e smartphones até outros gadgets. Durante a Qualcomm AI Day 2019 a empresa aproveitou para lançar novos chipsets intermediários e o seu primeiro Chip dedicado a Inteligência Artificial (IA), chamado de Cloud AI 100.
O produtor de conteúdos David Cogen publicou em seu Twitter: "No evento do @qualcomm AI Day foi anunciado sua primeira solução para servidores de AI. Um representante do Facebook explicou que o consumo de energia do seu servidor AI dobra a cada ano e não é sustentável. O novo chipset AI 100 da Qualcomm é supostamente sua resposta."
Qualcomm anuncia Snapdragon 730, 730G e 665 com foco em IA, c...
Novos processadores chegam para trazer novas opções ao segmento intermediário ainda em 2019
Keith Kressin, vice-presidente sênior de produtos gestão, Qualcomm Technologies, Inc afirma que o novo acelerador "elevará o nível de processamento de inferência de IA em relação a qualquer combinação de CPUs, GPUs e / ou FPGAs usados nos data centers atuais". E também vai introduzir novas ferramentas, que a empresa irá fornecer para os desenvolvedores, fazendo assim que o novo hardware seja amplamente explorado e novas soluções de inteligência comecem a surgir no mercado.
A Qualcomm também divulgou que o Cloud AI 100 vai oferecer:
Mais de 10x desempenho por watt em relação às soluções de inteligência artificial mais avançadas do setor implantadas hoje;
Um chip totalmente novo projetado especificamente para o processamento de cargas de trabalho de inferência da IA;
chip de 7nm trazendo vantagens adicionais de desempenho e potência;
Suporte disponível para software como: PyTorch, Glow, TensorFlow, Keras e ONNX;
A Qualcomm vai começar a distribuir as amostras de chip para os seus clientes no segundo semestre de 2019, então esperamos que em 2020 tenham novos produtos usando essa nova tecnologia.
Fonte: Neowin