Audi e Qualcomm promovem primeiro teste de carros inteligentes entre fronteiras
Créditos: Qualcomm

Audi e Qualcomm promovem primeiro teste de carros inteligentes entre fronteiras

Junto de Ericsson e Swarco, companhias testaram novo padrão europeu entre Alemanha, França e Luxembugo

Empresas como Audi e Qualcomm anunciaram a realização primeiro teste multi-lateral e entre fronteiras da tecnologia C-V2X de comunicação entre veículos com outros carros e com a infraestrutura das cidades. As empresas participaram de um teste digital que foi realizado na cidade de Schengen, em Luxemburgo, que faz divisa com a Alemanha e a França.

05/04/2019 às 14:17
Notícia

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A ideia foi demonstrar como a tecnologia poderia se manter confiável e apresentar desempenho adequado através do continente europeu, mesmo em diferentes países. Para isso, eles pegaram um carro da Audi e o digiram através de ruas equipadas com a infraestrutura viária inteligente da Swarco. O percurso do veículo contemplou cidades de Luxemburgo, da Alemanha e da França.

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Site oficial: Qualcomm C-V2X

"Digitalização e colaboração através da indústria sempre foram chaves na formação dos veículos autônomos e conectados de amanhã. Como nós vimos através das últimas demonstrações do consórcio ConVeX, a evolução da tecnologia de comunicação nos veículos está acontecendo num ritmo rápido, e conforme a tecnologia de continua a evoluir em direção ao 5G, podemos esperar ver grandes avanços acerca de soluções focadas nas funcionalidades de segurança, conforto e entretenimento".
- Jens Kötz, chefe de elétrica, redes eletrônicas e sistemas de energia da Audi

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Na apresentação, o carro estavam equipado com a plataforma Qualcomm 9150 C-V2X, que é capaz de operar comunicações em a necessidade de um cartão SIM (via PC5). Isso permite que as empresas lidem com dificuldades de roaming entre países e de assinaturas de internet móvel. No momento, essa tecnologia sem internet 4G pode ser usada para avisos de obras na via, informações do próprio veículo do usuário e alertas de carros lentos ou parados na pista.

"A demonstração de hoje exibiu a importância de soluções de conectividade global com soluções escaláveis, flexíveis e seguras à prova de futuro. Nós estamos felizes em tomar o próximo passo com o ConVeX, ainda mais com o suporte dos governos da França, de Luxemburgo e da Alemanha. Nós estamos esperançosos de que os fabricantes e operadores de frotas através do mundo irão ver essa demonstração e entender que, com os parceiros certos, alcançar o potencial máximo de veículos conectados é possível, no final das contas".
- Jan-Peter Meyer-Kahlen, chefe do ICT Development Centers Eurolab Aachen da Ericsson

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