A Wing, empresa de distribuição de drones que foi comprada pela empresa-mãe do Google, a Alphabet, está lançando seu primeiro serviço público de entrega de drones em Canberra, na Austrália, depois das autoridade de aviação do país concederem a aprovação regulamentar. O serviço funciona em parceria com empresas locais, incluindo lanchonetes e farmácias, para entregar seus produtos “em minutos”.
A aprovação regulamentar da Wing, no entanto, vem com restrições:
- Os drones não poderão sobrevoar as estradas principais;
- Só poderão voar entre as 7:00 e as 20:00 de segunda a sexta-feira (ou entre as 8:00 e as 20:00 aos domingos); e
- Estarão impedidos de voar muito perto das pessoas.
Os clientes em residências elegíveis também receberão instruções de segurança sobre como interagir com os drones.
A Wing se tornou uma empresa completa sob o guarda-chuva corporativo da Alphabet no ano passado, depois de ter sido classificada por um tempo como um projeto X moonshot. Em dezembro, ela anunciou que estava lançando um serviço de teste na Finlândia, onde ofereceria entregas de 10 minutos de graça dentro da capital do país.
A Business Insider relatou que o regulador australiano, o CASA, disse que o lançamento é “muito provavelmente” o primeiro do mundo. Isso significa que a empresa de entrega de drones do Google "venceu" a Amazon para oferecer um serviço comercial ao público em geral, pois, apesar de várias entregas de ensaio no Reino Unido e nos EUA, o serviço da Amazon ainda não foi lançado comercialmente.
Drone Racing League terá suas corridas da próxima temporada e...
A nova temporada do campeonato mundial começa dia 11 de agosto
E não é apenas a Amazon que está concorrendo com a Wing para oferecer entregas de drones. A startup israelense Flytrex começou a testar seu próprio serviço de logística de drone na Islândia em 2017, e a Flirtey estava fazendo entregas comerciais de drones para a 7-Eleven nos EUA em 2016. Mais recentemente, a UPS se uniu à Matternet para experimentar o uso de drones para entregar suprimentos medicinais na Carolina do Norte.
Cerca de 100 residências nos subúrbios de Crace, Palmerston e Franklin terão o acesso inicial ao serviço da Wing, mas a empresa planeja expandi-lo para residências em Harrison e Gungahlin nos próximos meses .
Via: The Verge