Apesar do Android 9.0 Pie ainda estar chegando a muitos smartphones, a Google já está desenvolvendo o Android Q e liberou recentemente o segundo beta público do sistema operacional (build QPP2.190228.021), que pode ser baixado em dispositivos da linha Google Pixel. Enquanto a primeira edição da versão de testes teve como principal foco a segurança, o update de agora traz algumas novidades que estarão presentes na décima edição principal do OS.
De acordo com a Google, a principal novidade do segundo beta do Android Q é o sistema de Bubbles, uma nova forma de trabalhar com diferentes tarefas no sistema operacional. Com a ferramenta, o usuário pode abrir notificações como "bolhas" de conteúdo que aparecem acima dos aplicativos abertos. A funcionalidade permite responder mensagens com mais facilidade e também acessar serviços como notas e traduções de maneira mais ágil.
Imagem: Google
"O Bubbles também pode ser expandido para revelar funcionalidades e informações de um app, e pode ser minimizado quando não estiver em uso", segundo as informações da desenvolvedora do sistema operacional.
Além de trazer esse novo recurso, o segundo beta do Android Q também conta com as atualizações de segurança do mês de abril do sistema operacional. O update traz melhorias relacionadas ao Project Strobe, iniciativa que começou no ano passado e visa trazer mais segurança para o OS.
Imagem: Digital Trends
Segundo informações que a empresa apresentou no primeiro beta do sistema, o Android Q trará mais opções para o usuário manter sua privacidade e segurança. Uma das novidades é o maior controle sobre a localização: os aplicativos só poderão obter informações do GPS após o usuário conceder permissão. Além disso, também será possível escolher quando o app poderá utilizar os dados coletados - sempre, quando estiver em uso ou nunca.
O beta do Android Q está disponível para os smartphones Google Pixel, Pixel XL, Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3 e Pixel 3 XL. Os donos dos aparelhos podem baixar a atualização por meio do serviço Android Beta. O lançamento oficial do sistema operacional deve acontecer na Google I/O, que acontece de 7 a 9 de maio.