Android Q recebe seu segundo beta público; Confira as novidades
Créditos: Mobile Syrup

Android Q recebe seu segundo beta público; Confira as novidades

A versão prévia do sistema operacional pode ser utilizada em smartphones da linha Google Pixel

Apesar do Android 9.0 Pie ainda estar chegando a muitos smartphones, a Google já está desenvolvendo o Android Q e liberou recentemente o segundo beta público do sistema operacional (build QPP2.190228.021), que pode ser baixado em dispositivos da linha Google Pixel. Enquanto a primeira edição da versão de testes teve como principal foco a segurança, o update de agora traz algumas novidades que estarão presentes na décima edição principal do OS.

De acordo com a Google, a principal novidade do segundo beta do Android Q é o sistema de Bubbles, uma nova forma de trabalhar com diferentes tarefas no sistema operacional. Com a ferramenta, o usuário pode abrir notificações como "bolhas" de conteúdo que aparecem acima dos aplicativos abertos. A funcionalidade permite responder mensagens com mais facilidade e também acessar serviços como notas e traduções de maneira mais ágil.


Imagem: Google

"O Bubbles também pode ser expandido para revelar funcionalidades e informações de um app, e pode ser minimizado quando não estiver em uso", segundo as informações da desenvolvedora do sistema operacional.

Além de trazer esse novo recurso, o segundo beta do Android Q também conta com as atualizações de segurança do mês de abril do sistema operacional. O update traz melhorias relacionadas ao Project Strobe, iniciativa que começou no ano passado e visa trazer mais segurança para o OS.


Imagem: Digital Trends

Segundo informações que a empresa apresentou no primeiro beta do sistema, o Android Q trará mais opções para o usuário manter sua privacidade e segurança. Uma das novidades é o maior controle sobre a localização: os aplicativos só poderão obter informações do GPS após o usuário conceder permissão. Além disso, também será possível escolher quando o app poderá utilizar os dados coletados - sempre, quando estiver em uso ou nunca.

O beta do Android Q está disponível para os smartphones Google Pixel, Pixel XL, Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3 e Pixel 3 XL. Os donos dos aparelhos podem baixar a atualização por meio do serviço Android Beta. O lançamento oficial do sistema operacional deve acontecer na Google I/O, que acontece de 7 a 9 de maio.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.