Começou: primeira rede 5G do mundo para smartphones é ativada na Coreia do Sul
Créditos: Reuters/Kim Hong-Ji

Começou: primeira rede 5G do mundo para smartphones é ativada na Coreia do Sul

As operadoras adiantaram seus planos para bater a concorrência mundialmente

A corrida pela conexão 5G já começou e a Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a ativar e oferecer uma rede comercial no novo padrão para smartphones. As operadoras SK Telecom, KR e LG UPlus adiantaram seus planos com a internet móvel para bater concorrentes ao redor do mundo e liberaram ontem, 3, sua infraestrutura para um grupo seleto de clientes. E quando eu digo seleto, é seleto mesmo: a novidade está disponível apenas para algumas celebridades sul-coreanas.

Inicialmente, o plano era lançar a conexão móvel de quinta geração na sexta-feira, mas como a estadunidense Verizon possui planos de liberar seus serviços em breve para dispositivos móveis, as empresas da Coreia do Sul resolveram adiantar seus planos para conseguir o título de primeira rede 5G do mundo.


Imagem: Reuters/Kim Hong-Ji

A infraestrutura da SK Telecom foi disponibilizada para seis celebridades da Coreia do Sul, incluindo dois integrantes do EXO, um dos grupos de K-pop mais famosos do momento, e a ex-patinadora Kim Yu-na. De acordo com a operadora, eles são os primeiros usuários de 5G do mundo em smartphones. A KT e a LG UPlus também liberaram seu novo padrão de conexão para um grupo seleto de pessoas, incluindo uma apresentadora de TV do país e um piloto de automobilismo.

08/01/2019 às 13:59
Vídeo

Mostramos as novidades da Qualcomm na CES 2019, como seus pla...

Confira em vídeo o cockpit com Snapdragon que a Qualcomm preparou para mostrar no evento!

Para os "meros mortais" da Coreia do Sul, o uso do 5G ainda deve demorar alguns dias. A Samsung lançará no país o Galaxy S10 5G na sexta-feira, quando os primeiros consumidores comuns poderão usufruir da tecnologia, que promete entregar 20 vezes mais velocidade que o 4G.

Além de oferecer downloads mais rápidos, a tecnologia permitirá que tendências como realidade virtual e aumentada ganhem mais tração nos dispositivos móveis. O 5G também promete ser um ponto de virada para a internet das coisas, já que a conexão é estável e conta com mais abrangência que o Wi-Fi.

Enquanto as coisas já estão andando na Coreia do Sul, pode ser que a chegada do 5G ainda demore um pouco em outros locais do mundo. Os Estados Unidos pretendem lançar redes comerciais com o novo padrão em breve e a Verizon até já possui uma estrutura funcional, mas que só oferece conexão para casas. No Brasil, a expectativa é que as redes no novo padrão só cheguem a partir do ano que vem.

Via: Reuters, G1 (France Presse)
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.