Agora já era: Google Plus é oficialmente encerrado como rede social

Apenas usuários corporativos vão continuar utilizando a plataforma

Agora já era: Google Plus é oficialmente encerrado como rede social
Créditos: Google

O cemitério de serviços da Google acaba de receber mais um membro, o Google Plus. A rede social da gigante da web lutou para ser influente durante a última década, mas finalmente foi desativada em definitivo ontem, 2. 

A morte da rede social já tinha sido anunciada e desde fevereiro os (raros) usuários já não conseguiam fazer mais postagens por lá. Agora, quem entrar no antigo endereço onde se localizava o rival do Facebook vai encontrar uma longa explicação da Google falando sobre o fim de seu projeto.

A empresa diz que a versão social do G+ está encerrada e apenas os usuários do pacote de serviços G Suite, voltado para o ramo corporativo, poderão usufruir dos recursos da plataforma. A companhia também oferece opções para a exclusão de dados e ressalta que o fim do Google Plus não afeta outros serviços da Google, como YouTube ou Drive.

O fim da rede social foi revelado no ano passado e adiantado na época em que a Google anunciou que o serviço havia sofrido com uma falha de segurança e 500 mil contas podiam ter sido afetadas. A empresa também revelou que 90% dos usuários ficavam menos de cinco segundos no site. Ou seja, já estava na hora de dar um fim no serviço. 

90% dos usuários ficavam menos de cinco segundos no site

Lançado em 2011, o Google Plus surgiu como a resposta da Google para o Facebook e foi a principal investida da companhia no setor de social media. Além de trazer ferramentas de comunicação e compartilhamento, o serviço também integrava todas as principais plataformas da empresa, característica que angariou muitos usuários que nem sabiam da existência da rede social.

Nos últimos anos, o site até passou por uma reformulação dando mais ênfase nas comunidades e grupos de usuários, quem sabe tentando aproveitar a nostalgia do Orkut, mas a iniciativa também não ajudou o serviço deslanchar. No final das contas, o principal motivo para visitas à plataforma eram alguns comunicados feitos por engenheiros da Google e do Android lá dentro.

Você utilizava o Google Plus e vai sentir saudade da rede social? Será que a Google lançará uma nova investida nesse meio ou vai desistir de vez? Deixe sua opinião nos comentários!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.