BMW e Microsoft fecham parceria para aumentar uso de IoT no setor industrial
Créditos: Microsoft

BMW e Microsoft fecham parceria para aumentar uso de IoT no setor industrial

Companhias buscam otimizar produção, reduzir tempo de montagem e aumentar eficiência

A BMW e a Microsoft firmaram uma parceria para aumentar o uso de dispositivos de Internet das Coisas (da sigla em inglês IoT), através da criação de uma Plataforma de Manufatura Aberta (Open Manufacturing Platform, ou OMP). Trata-se de um sistema de tecnologia aberta que busca integrar de maneira mais próxima as soluções usadas nas linhas de montagem, permitindo que membros do grupo contribuam com tecnologias que serão compartilhadas por todos os participantes.

26/02/2019 às 09:59
Notícia

BMW apresenta BMW Natural Interaction, sistema que combina co...

As primeiras funções do novo sistema estarão disponíveis a partir de 2021

De acordo com as empresas, o objetivo é otimizar a produção, reduzir o tempo de montagem dos produtos e aumentar a eficiência de suas fábricas. O grupo BMW hoje possui três mil máquinas, robôs e sistemas de transporte autônomos conectados ao sistema de Internet das Coisas BMW Group IoT. Segundo a companhia, o uso de tecnologias do tipo permitiu simplificar os processos logísticos ao realizar uma coordenação central do sistema de transporte.

"Hospedada na plataforma de nuvem Microsoft Azure Industrial IoT, a Plataforma de Manufatura Aberta fornece aos membros uma arquitetura de referência com componentes de código aberto baseados em padrões industriais. Assim, além de facilitar a colaboração, esse método desbloqueia e padroniza modelos de dados que permitem cenários analíticos e de aprendizado de máquinas - dados estes tradicionalmente gerenciados em sistemas fechados. Usando como referência os dados de código aberto, os membros da comunidade e outros parceiros poderão desenvolver seus próprios serviços e soluções, mantendo o controle e sigilo sobre os seus dados".
- Comunicado oficial da BMW

A comunidade OMP ainda está sendo formada, mas a expectativa é de que entre 4 e 6 participantes já estejam no grupo até o final de 2019. Além disso, espera-se que as tecnologias do grupo tenham sido aplicadas em ao menos 15 casos de uso até o final do ano.

"A OMP é o próximo passo na parceria do BMW Group com a Microsoft no compromisso mútuo com a inovação e a criação de oportunidades para o sucesso coletivo em toda a indústria. Por meio da OMP, os membros da comunidade terão mais oportunidades para desvendar o potencial de seus dados, permitindo que eles criem e integrem soluções industriais com mais rapidez, segurança e, por sua vez, se beneficiem da contribuição e do aprendizado das outras empresas".
- Comunicado oficial da BMW

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Microsoft
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.