Dados do SARPAS mostram que há 18.951 pilotos e 14.161 drones cadastrados no Brasil

Dados do SARPAS mostram que há 18.951 pilotos e 14.161 drones cadastrados no Brasil

O Drone Show apresentou os números atualizados das aeronaves remotamente controladas

O DroneShow está divulgando os números atualizados da quantidade de pilotos e drones cadastrados no sistemas SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas). Segundo os dados atualizados em 15 de janeiro de 2019, o total de pilotos brasileiros cadastrados é de 18.951 e 14.161 aeronaves.

O SARPAS é mantido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e também pela SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) que é um sistema específico da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Todos esses órgãos servem para regular e criar regras para que o voo de aeronaves não tripuladas seja seguro e não resulte em problemas.

28/03/2019 às 17:01
Notícia

Software DJI Terra transforma dados capturados por drones em ...

Ferramenta corporativa permite converter e analisar informações para segurança pública, construção ci...

O cadastro na SISANT é obrigatório para as ae­ronaves não tripuladas de uso recreativo (aeromodelo) e também para os não recreativo (RPA). Para elas serem regulamentadas elas precisam ter um com pesar entre 250 gramas e 25 quilos, também não é permitido o voo além da linha de visada visual (BVLOS) ou com uma altura maior a 400 pés, que equivale a 120 metros acima do nível do solo. O cadastro pode ser feito por este site.

O cadastro precisa ser ser feito por cada aeronave e equipamento, que precisam estar vinculados ao nome de uma pessoa ou de uma empresa que será a responsável legal pela aeronave e que tenha residência no Brasil.

Segundo os dados do SISANT, até 15 de fevereiro de 2019, 50.945 "pilotos" são cadastradas, sendo aproximadamente 95% pessoas físicas e os demais 5% são registrados em nomes de empresas. Entre as aeronaves, 62.048 drones estão cadastrados no total, sendo cerca de 35% voltado para uso profissional e os outros 65% é apenas de uso recreativo.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.