O DroneShow está divulgando os números atualizados da quantidade de pilotos e drones cadastrados no sistemas SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas). Segundo os dados atualizados em 15 de janeiro de 2019, o total de pilotos brasileiros cadastrados é de 18.951 e 14.161 aeronaves.
O SARPAS é mantido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e também pela SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas) que é um sistema específico da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Todos esses órgãos servem para regular e criar regras para que o voo de aeronaves não tripuladas seja seguro e não resulte em problemas.
Software DJI Terra transforma dados capturados por drones em ...
Ferramenta corporativa permite converter e analisar informações para segurança pública, construção ci...
O cadastro na SISANT é obrigatório para as aeronaves não tripuladas de uso recreativo (aeromodelo) e também para os não recreativo (RPA). Para elas serem regulamentadas elas precisam ter um com pesar entre 250 gramas e 25 quilos, também não é permitido o voo além da linha de visada visual (BVLOS) ou com uma altura maior a 400 pés, que equivale a 120 metros acima do nível do solo. O cadastro pode ser feito por este site.
O cadastro precisa ser ser feito por cada aeronave e equipamento, que precisam estar vinculados ao nome de uma pessoa ou de uma empresa que será a responsável legal pela aeronave e que tenha residência no Brasil.
Segundo os dados do SISANT, até 15 de fevereiro de 2019, 50.945 "pilotos" são cadastradas, sendo aproximadamente 95% pessoas físicas e os demais 5% são registrados em nomes de empresas. Entre as aeronaves, 62.048 drones estão cadastrados no total, sendo cerca de 35% voltado para uso profissional e os outros 65% é apenas de uso recreativo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.