Se você já ficou surpreso com o design do Galaxy S10, que traz câmera e leitor de digitais integrados na tela, um novo rumor sobre o suposto Note 10 vai te surpreender ainda mais. Segundo informações vindas da mídia chinesa, a Samsung pretende adotar um visual ainda mais sóbrio em seu próximo smartphone topo de linha, que deve vir sem nenhum botão. E quando eu digo nenhum, é nenhum mesmo: sem volume, Bixby e até mesmo Power.
De acordo com o pessoal do ET News, que trouxe o rumor à tona, a companhia deve lançar um smartphone da linha A com o novo design antes de adotá-lo em seu aparelho high-end do segundo semestre. Apesar das informações não terem sido confirmadas, a Samsung costuma fazer testes de tecnologia em seus dispositivos intermediários, como aconteceu com o display Infinity-O e o setup com três ou mais câmeras, por exemplo.
Análise: Samsung Galaxy Note 9 - um dos melhores smartphones ...
Ampla tela e a canetinha são os diferencias desse celular topo de linha
Enquanto o Galaxy Note 10 deve aparecer só em agosto ou setembro, a Samsung ainda não tem eventos marcados para os próximos meses, logo, pode ser que o aparelho da linha Galaxy A com novo design apareça a qualquer momento. A dúvida que fica é: como a empresa vai fazer para extinguir os botões físicos?
Adeus botões, olá sensores
Segundo o XDA Developers, a Samsung deve retirar os botões e substituí-los por sensores de toque e gestos. Ou seja, basicamente, as soluções físicas seriam substituídas por mini telas touchscreen nas laterais do smartphone.
O site aponta que a novidade pode acabar gerando problemas, como os sensores sendo ativados acidentalmente no bolso enquanto a pessoa está andando, por exemplo.
Outra solução que pode aparecer é uma tecnologia de apertar as bordas, similar ao que temos em aparelhos da HTC e no Google Pixel 3. O topo de linha da dona do Android tem a Google Assistente ativada quando o usuário pressiona as laterais do smartphone, enquanto celulares da HTC podem ser acionados por meio do "squeeze", como mostrado na imagem acima.
Como todas os detalhes sobre os aparelhos sem botão da Samsung são rumores, vale destacar: as informações ainda são suposições e não foram confirmadas pela fabricante sul-coreana. Você acha que um smartphone equipado apenas com sensores e sem soluções físicas pode dar certo? Deixe sua opinião aí nos comentários!