Bahrain pretende levar 5G para todo seu território usando tecnologia da Huawei
Créditos: Gizmochina

Bahrain pretende levar 5G para todo seu território usando tecnologia da Huawei

Operadoras devem estrear nova rede junho, mesmo com o país mantendo relações com os Estados Unidos

O Bahrain pretende ser um dos primeiros países do mundo a levar internet 5G para todo seu território, e a Huawei será uma das provedoras da tecnologia. A operadora VIVA Bahrain, subsidiária da companhia de telecomunicações STC, da Arábia Saudita, anunciou uma parceria com a empresa chinesa e deve lançar uma rede no novo padrão de conexão em junho.

A operadora estatal Batelco também está trabalhando em uma rede própria para 5G em Bahrain, mas a infraestrutura será fornecida pela empresa sueca Ericson. A Zain Bahrain, que também é uma das líderes no mercado de telecomunicações do país do Golfo Pérsico, ainda não anunciou uma parceira para seus planos para a nova era da conexão mobile.


Representante da Huawei e o CEO da VIVA Bahrain durante evento em 2015

Apesar do avanço tecnológico, a Reuters aponta que a presença da Huawei na expansão do 5G em Bahrain pode acabar gerando problemas na relação do país com os Estados Unidos, que não tem uma relação boa com a empresa chinesa.

Além de terem barrado a venda de smartphones da marca em seu território, os Estados Unidos já chegaram a solicitar a prisão de uma executiva da companhia e fazem campanha contra o uso dos produtos da fabricante alegando espionagem, já que a Huawei faz negócios com o governo chinês.

O Bahrain é um parceiro estratégico dos Estados Unidos no Oriente Médio e é o local onde fica o quartel general da Quinta Frota Naval dos Estados Unidos, responsável pelas forças armadas presentes no Golfo Pérsico e toda a região marítima próxima da costa leste da África. 

26/03/2019 às 09:01
Artigo

Você conhece a Huawei? Saiba mais sobre a gigante dos smartph...

Fabricante chinesa pode se tornar uma nova "player" de peso no mercado nacional

Apesar do clima pesado entre Huawei e Estados Unidos, o ministro de telecomunicações do Bahrain, Kamal bin Ahmed Mohammed, disse que a adoção da rede 5G é uma "importante conquista", pois pode acelerar a indústria tecnológica do país e trazer mais independência do petróleo, principal fonte de renda da nação.

Além disso, Mohammed falou que o governo de Bahrain não tem restrições sobre o uso de ferramentas feitas por empresas estrangeiras e que a participação da Huawei na instauração do 5G não causa preocupações, pois a tecnologia da companhia chinesa "atende os padrões" esperados pelo país.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Reuters
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.