Cientistas criam material que pode ser utilizado na medicina e também na robótica

Cientistas criam material que pode ser utilizado na medicina e também na robótica

Impresso 3D, é super resistente e também maleável, uma combinação rara

Cientistas estão trabalhando em um novo material que ajudará tanto na medicina quanto na robótica. O material criado ainda não tem nome, mas começou a ser desenvolvido em pesquisas na Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Arábia Saudita é o primeiro
país a conceder cidadania a um robô

O material pode ser utilizado por impressoras 3D e é super resistente e maleável, uma combinação interessante e difícil de se conseguir. Esse tipo de material poderá ser utilizado em robôs que não tenham o corpo rígido, no estilo da Sophia, aquela robô falante da empresa Hanson Robotics.

Esse gel é formado por dois polímeros e que pode reagir a diferentes tipos de compostos químicos. Um deles tem ligações covalentes e que dá propriedades de resistência e integridade estrutural e o outro possui ligações iônicas, e é responsável por dar flexibilidade.

Um exemplo de aplicação futura dessa descoberta está no vídeo abaixo. Para conseguir reproduzir uma mão robótica e que se pareça com a mão humana, é importante ter resistência sem abrir mão da maleabilidade.

A impressão 3D sem dúvida faz parte do nosso futuro e notícias como essa serão cada vez mais importantes e frequentes. Com a medicina trabalhando para construir órgãos utilizando impressoras do tipo e a robótica tentando imitar cada vez mais o comportamento humano, as possibilidades são infinitas.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.