Microsoft fala do xCloud na GDC e explica como levar games do Xbox para smartphones
Créditos: Pickr

Microsoft fala do xCloud na GDC e explica como levar games do Xbox para smartphones

Streaming de games da Microsoft foi anunciado antes do Google Stadia com proposta parecida

Aproveitando a hype trazida para o streaming de jogos pelo anúncio do Google Stadia, a Microsoft falou na GDC 2019 sobre seu próprio serviço, a xCloud, anunciada bem antes da tecnologia da Google, inclusive. A empresa entrou em detalhes principalmente do que ela pretende oferecer para levar para smartphones Android jogos que foram pensados para o Xbox em seu desenvolvimento.

10/10/2018 às 14:41
Notícia

Microsoft anuncia o xCloud, serviço que permitirá jogar games...

A plataforma receberá testes públicos em 2019

A principal preocupação da Microsoft é conseguir transportar os jogos consagrados na plataforma Xbox para os jogadores não usarem apenas controles Bluetooth em seus smartphones, mas poderem jogar também usando a tela sensível ao toque. Além disso, a empresa não quer tornar essa mudança trabalhosa para os desenvolvedores, para que eles sejam encorajados a portarem seus jogos no xCloud. Pra isso, foram criadas ferramentas especiais, como o Touch Adaptation Kit.

O Touch Adaptation Kit, segundo a Microsoft, foi criado para permitir que os desenvolvedores adaptem facilmente jogos feitos para o controle do Xbox ou teclado e mouse para controles na tela do celular. Eles vão precisar apenas criar um arquivo mapeando os controles para os botões da transparência da tela do smartphone, sem precisar "escavar" o código do jogo para fazer grandes mudanças.

A plataforma xCloud foi anunciada há um bom tempo, mas ainda está em sua fase de testes. Segundo informações obtidas num memorando escrito por Phil Spencer - o chefe da divisão Xbox - para seus funcionários, a empresa deve fazer grandes anúncios sobre a plataforma na E3 2019, que acontece em julho:

Fonte: The Verge
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.