Celulares ilegais no Norte, Nordeste e Sudeste, serão bloqueados no domingo (24)

Celulares ilegais no Norte, Nordeste e Sudeste, serão bloqueados no domingo (24)

Foco da Anatel são os smartphones piratas, com IMEI clonado ou em alguma outra situação irregular

Não é de hoje que a Anatel vem avisando que celulares piratas (ou sem registro legal na rede) serão bloqueados. Agora, a agência reguladora determinou o bloqueio de celulares irregulares das regiões Norte, Nordeste e Sudeste a partir de domingo (24/03).

Smartphones importados de marcas chinesas não devem ser bloqueados

Se você tem dúvida sobre a situação do seu aparelho, deve acessar o número IMEI dele discando *#06# no celular e uma imagem com a informação deverá aparecer em seguida. Em alguns casos é necessário apertar a tecla ligar.

Com o número em mãos, você pode consultar se ele está em situação legal neste endereço disponibilizado para consulta pela própria Anatel. Caso esteja tudo certo, uma mensagem dizendo "Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso" aparecerá, o que indica a regularidade.

A ação faz parte do programa intitulado de Celular Legal, em que pretende desconectar da rede todo celular comprado e que não tem cadastro com a agência. Também aqueles roubados marcados como irregulares, ou com IMEI clonado ou alguma outra situação irregular identificada. Aparelhos que passaram por avaliação de órgão competente semelhante lá fora não devem receber restrições, como os importados de marcas como Oppo, Xiaomi, OnePlus, etc.

Aqui no Mundo Conectado nós já estamos falando dessa ação desde o ano passado.


Banner da campanha Celular Legal da Anatel

Até o momento, mais de 240.000 celulares já foram bloqueados com a campanha. Também foram enviadas mais de 530.000 mensagens de avisos para celulares irregulares até o momento.

Esta é a última etapa! As demais regiões já passaram por esse processo. Você pode conferir abaixo as datas do cronograma seguido.

Caso queira saber mais sobre o programa Celular Legal, pode conferir em detalhes neste endereço. Lá também há informações de como proceder caso você tenha comprado um smartphone irregular.

Continua após a publicidade
Fonte: Celular Legal - Anatel, Consulta de IMEI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.