Volvo Cars vai limitar a velocidade máxima e introduzir câmeras em seus carros
Créditos: Volvo

Volvo Cars vai limitar a velocidade máxima e introduzir câmeras em seus carros

A empresa planeja começar a execução desses planos entre 2020 e 2021

22/02/2019 às 13:21
Notícia

Sistema Audi TLI agora avisa velocidade para motorista pegar ...

Função de informações sobre semáforos necessita que infraestrutura de trânsito da cidade tenha suport...

A Volvo Cars revelou ontem, dia 20, que planeja introduzir câmeras em todos os seus carros a partir da próxima geração de veículos da plataforma escalável, (SPA2 da Volvo) no início de 2020. De acordo com a empresa, isso auxiliará na redução de fatalidades causadas por intoxicação (embriaguez ou direção sob efeito de drogas) ou distração.

Além do excesso de velocidade, a intoxicação por álcool e drogas e a distração são outras duas áreas de grande preocupação para a segurança no trânsito. Juntas, elas constituem as principais "lacunas" em relação à visão de futuro da Volvo Cars e também no trabalho de segurança da empresa.

Dessa forma, a Volvo acredita que esses problemas podem ser resolvidos instalando câmeras e outros sensores no carro que monitorem o motorista, permitindo que o carro intervenha se ele estiver claramente intoxicado ou distraído, não responder a sinais de alerta e estiver em risco de cometer um acidente envolvendo ferimentos graves ou morte.

Essa intervenção poderia envolver a limitação da velocidade do carro, alertando o serviço de assistência Volvo On Call e, como plano de ação final, reduzir ativamente a velocidade do carro até pará-lo com segurança.

Continua depois da publicidade

"Quando se trata de segurança, nosso objetivo é evitar totalmente os acidentes, em vez de limitar o impacto quando um acidente é iminente e inevitável", diz Henrik Green, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

Detalhes sobre a quantidade exata de câmeras que serão introduzidas e seu posicionamento no interior do carro ainda não foram revelados, mas serão informados posteriormente. 

Além das câmeras, o anúncio também acompanha a decisão da Volvo de limitar a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir do ano modelo de 2021 e a revelação do Care Key, que permitirá que os motoristas determinem limitações de velocidade máxima em todos os carros da empresa a partir do mesmo ano.

Continua depois da publicidade

14/02/2019 às 18:40
Artigo

V2X, o mais novo conceito de tecnologia para carros conectado...

Ela promete criar uma rede inteligente de trânsito e conectar o carro com tudo ao seu redor

A empresa quer começar uma conversa sobre o tema com a indústria. Tanto o limite de velocidade quanto a instalação de câmeras no carro ilustram, segundo ela, como os fabricantes de carros podem assumir a responsabilidade pelo objetivo de levar a zero as fatalidades no trânsito, apoiando melhor o comportamento do motorista. Todos esses planos serviriam a um único objetivo: apoiar uma condução mais segura.

Uber e Volvo apresentam protótipo totalmente autônomo do SUV XC90

Uber e Volvo apresentam protótipo totalmente autônomo do SUV XC90

Os outros modelos apresentados pelas empresas ainda eram dependentes de um motorista


General Motors pretende usar pneus sem ar e à prova de furos em 2024

General Motors pretende usar pneus sem ar e à prova de furos em 2024

Novos testes com os pneus da Michelin serão realizados no final de 2019