"Após 10 anos, o suporte ao Windows 7 está chegando do fim". Esse é o anúncio que vai começar a aparecer nas telas dos usuários do Windows 7 a partir do dia 18 de abril. A Microsoft está informando a todos que o suporte ao sistema operacional vai ficar disponível até dia 14 de janeiro de 2020. O aviso pode ser desativado posteriormente.
Isso não significa que o sistema operacional dos computadores com Windows 7 vai parar de funcionar depois de janeiro de 2020. O que vai ocorrer é que a Microsoft não vai mais dar nenhum tipo de atualização para que o sistema operacional se adeque às novas tecnologias e não vai mais fornecer os "patch de segurança". Se o computador for usado para um fim específico, sem acesso a internet, (como monitoramento de câmeras ou operar um software) ele não irá sofrer nenhum tipo de alteração e vai continuar funcionando normalmente.
Microsoft anuncia que deixará de dar suporte ao Windows 7 em ...
Atualizações de segurança serão fornecidas apenas para clientes corporativos que pagam pelo suporte
O maior problema vai ser para as pessoas que tem o Windows 7 como sistema operacional usual em seu computador pessoal. Isso porque ao decorrer das atualizações gerais dos navegadores de internet, por exemplo, o software não vai ser compatível, o que significa que o acesso será negado. Por esse motivo o indicado é atualizar o sistema operacional para uma versão mais recente, antes do problema começar a ocorrer. O Windows 10 conseguiu estar presente em mais computadores, em relação ao Windows 7, apenas no final de 2018, mesmo sendo lançado em 2015.
O caso é diferente para computadores empresariais, as empresas que pagam pelo suporte estendido vão continuar tendo atualizações até 2023. Depois desse prazo, caso a Microsoft não mude de ideia neste período, o indicado é adequar os computadores para que recebem as novas versões do sistema operacional.
Muitos usuários optam por ter o Windows 7 em seu computador pelo sistema ser mais leve e também pelo relato de muitos problemas ao migrar para o Windows 8, ou 10, isso faz com que ele ainda seja um sistema amplamente utilizado. Apesar disso parecer uma solução, o software antigo fica vulnerável a diversos problemas que já foram corrigidos há anos e estão disponíveis nas versões mais recentes do sistema.
Atualizar para o Windows 10 não significa que o computador vai ficar totalmente seguro, já que essa versão do sistema enfrenta grandes problemas, mas ainda assim é mais recomendado evoluir o PC para que acompanhe as mudanças da tecnologia.
Aos poucos sistemas operacionais vão ficando obsoletos, ou seja, antigos e ultrapassado, sem razão para continuar existindo. Isso aconteceu com as versões mais antigas do software, como o Windows XP e Vista e agora chegou a vez do Windows 7 se aposentar.
Via: Engadget, Techcrunch