Google recomenda internet de pelo menos 25Mbps de download para a Stadia

Google recomenda internet de pelo menos 25Mbps de download para a Stadia

Confira os primeiros testes de conexão e desempenho da nova plataforma de jogos na nuvem

A Google apresentou ontem a Stadia, sua plataforma de videogame na nuvem, as pessoas poderão jogar os jogos de última geração sem precisar de um computador de alto desempenho ou um videogame mais recente.

19/03/2019 às 15:06
Notícia

Tudo o que você precisa saber sobre a Stadia, nova plataforma...

Ela permite rodar jogos de última geração em 4K60fps sem um computador potente

Basta abrir o navegador de internet, o aplicativo no smartphone, ou em outra tela móvel e passar a curtir o gameplay. 

No entanto, a Stadia não está pronta, deve ser lançada mais para frente neste ano, mas também não há detalhes se pagaremos pelo serviço, pelos jogos, ou pelos dois.

A dúvida que está surgindo sobre esse modelo de jogos na nuvem, em que seus dados ficam salvos em algum computador Google em algum lugar do mundo, é como nossas conexões de internet serão capazes de rodar jogos de qualidade gráfica em resolução 4K e 60 quadros por segundo sem grandes atrasos.

Se depender dos serviços de internet oferecidos no Brasil, a Stadia pode não funcionar muito bem por aqui

 

Em países como o Brasil, em que os planos de internet ainda não são de boa qualidade, esse tipo de ideia pode sair caro e com certeza menos viável. Para ajudar a entender a qualidade de conexão da Stadia, estão surgindo os primeiros relatórios de latência.

A Digital Foundry, empresa especializada em serviços de internet e Ti, demonstrou os primeiros testes de rede aproveitando o programa quando ainda estava na fase beta e sendo chamado de Project Stream e também na mais recente. Na primeira fase, o atraso registrado foi de 179ms, já na versão atualizada foi de 166ms.

Esses números em milissegundos representam, por exemplo, o tempo que leva para o servidor registrar que um botão foi apertado e fazer o personagem se movimentar.

Continua após a publicidade

Confira abaixo o tempo de atraso registrado utilizando o jogo Assassin's Creed Odyssey como referência em diferentes plataformas.

   Google Stadia   Google Stadia 15mbps   Project Stream   PC 30fps   PC 60fps   Xbox One X 
 Tempo de resposta  166ms 188ms 179ms 112ms 79ms 145ms


A conclusão nos testes foi de que esse foi o melhor resultado testado quando o assunto é jogar na nuvem. Ainda assim, tem uma série de questões que dificultam a experiência, como os diferentes tipos de tela. Jogar em uma tela maior tende a ter um atraso maior, jogar em um smartphone tem um impacto consideravelmente menor do que em telas maiores, por exemplo.

 

O problema é que a maioria dos jogos, principalmente para computador, não são otimizados para uma tela tão pequena, resultando em elementos gráficos em tamanhos exagerados e com pouca legibilidade. Mas, se o consumidor tem que fazer sua parte contratando um bom serviço de internet, a Google por outro lado também terá que fazer o seu trabalho mantendo o desempenho gráfico dos jogos em seus datacenters.


Maioria dos jogos deve apresentar problemas de adaptação à telas pequenas no início.

A empresa montou estruturas com computadores potentes para suportar a demanda de dados de pessoas jogando ao redor do mundo e para isso precisou de ajuda. A AMD desenvolveu um chip gráfico para rodar os jogos nos servidores Google, que está utilizando um sistema com múltiplas placas de vídeo. Abaixo você confere um teste de desempenho divulgado.

O servidor separa uma placa de vídeo para um jogo e utiliza outras placas de vídeo para fazer o processamento de outros elementos gráficos pesados quando há a necessidade.

A Google recomenda a velocidade de download de pelo menos 25Mps para a Stadia

Isso garante que o desempenho gráfico não seja o problema para quem está jogando, coloca a responsabilidade toda para a programação do sistema e para as conexões de internet dos clientes. E se você está se perguntando se sua internet é capaz de suportar o serviço da Google, saiba que a recomendação é de que o usuário tenha uma internet com velocidade de download de pelo menos 25Mbps.

Fonte: Adrenaline, Adrenaline, EuroGamer
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.