Nvidia mostra software GauGAN que transforma
Créditos: Nvidia

Nvidia mostra software GauGAN que transforma "desenhos rabiscos" em imagens fotorrealísticas

O objetivo é mostrar a rede neural criada pela empresa sem a intenção de comercializar

A Nvidia, empresa que desenvolve placas de vídeo para computadores, apresentou o sistema GauGAN, que transforma os desenhos feitos a mão no computador em imagens super realistas imitando paisagens reais. O objetivo é mostrar a capacidade da rede neural criada pela empresa para aprimorar as imagens que são transmitidas por suas placas.

NVIDIA sketch

As redes neurais recebem esse nome porque é um método que a ciência da computação achou para criar um sistema unificado complexo, assim como a rede neural cerebral. Com isso, os dispositivos são capazes de realizar o "deep learning" que é aprendizado de máquina, ou aprendizado profundo. Isso facilita algumas tarefas, fazendo com que a máquina aprenda as preferências e saiba o que fazer sozinha, sem precisar de diversos comando manuais.

O GauGAN foi treinado usando imagens de fotógrafos que foram disponibilizadas pelo Flickr, todas com permissão para uso. Desse modo, o sistema aprendeu sobre como são as paisagens reais para poder reproduzir a partir do desenho feito. Diversas imagens, com diferentes tipos de pedras faz com que o sistema entenda o que é uma pedra e como ela pode se modificar de acordo com a estação do ano e o lugar da paisagem, por exemplo.

Transformar um desenho em uma imagem realista é uma das aplicações usadas pela Nvidia, mas há diversas outras funções que a rede neural executa. Como as suas placas de vídeo são voltadas principalmente para PCs Gamers, esse software mostra as pesquisas da empresa em deixar a experiência dos jogadores o mais imersiva possível. No vídeo abaixo os engenheiros da Nvidia explicam sobre o processo:

O sistema funciona com três ferramentas principais, bem semelhantes ao que já encontramos em softwares de desenho, sendo elas: balde de tinta, lápis e pincel. O desenho é livre e o software nunca gera a mesma imagem, mesmo que o desenho seja quase igual. Abaixo do desenho há elementos da natureza que podem ser selecionados para gerar a imagem realista ao lado.

As cores selecionadas mudam totalmente a paisagem também, podendo mudar de um dia ensolarado para nublado, apenas com o balde de tinta. Outro detalhe que as imagens reproduzem é o reflexo, por exemplo: se desenhar uma árvore ao lado de um lago, a água irá refletir a árvore na angulação em que a luz estaria incidindo. É possível também mudar a estação do ano, isso vai fazer com que no outono as árvores fiquem com galhos sem folhas, ou que apareça neve no inverno.

"E então a rede neural é capaz de preencher todos os detalhes e texturas, e os reflexos, sombras e cores, com base no que aprendeu sobre imagens reais." -  Bryan Catanzaro, vice-presidente do Laboratório Aplicado de Aprendizado Profundo da Nvidia

Para quem entende de arte já reparou que GauGAN tem semelhança com o nome do pintor pós impressionista Paul Gauguin, e não é por acaso. O sistema aproveita redes adversárias geradoras, que são chamadas de GANs, como é um software para transformar desenhos "rabiscados" em obras de arte, os engenheiros acharam legal fazer uma referência ao pintor francês e o nome escolhido para o sistema foi GauGAN, que é exatamente a pronúncia do sobrenome do artista. 

Os resultados instantâneos são gerados apenas na plataforma de computação Tensor, que não é acessível para usuários comuns. Apesar disso, Catanzaro disse que com algumas modificações ele pode ser executado em praticamente qualquer plataforma, mas pode ser que os resultados demorem alguns segundos para serem exibidos. Mesmo com essa possibilidade, a Nvidia não tem a intenção de comercializar o software, mas pode ser que libere alguns testes para o grande público na plataforma da empresa, a AI Playground.

Via: Techcrunch, hyperscience Fonte: Nvidia blog
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Ana Luiza Pedroso

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