Tim Berners-Lee, criador do www, faz reflexão no aniversário de 30 anos de criação da web
Créditos: Tim Berners-Lee twitter

Tim Berners-Lee, criador do www, faz reflexão no aniversário de 30 anos de criação da web

O pai da web começou a divulgar a campanha #ForTheWeb para tornar a internet melhor

O WWW significa World Wide Web e foi criado em 12 de março de 1989, por Tim Berners-Lee, que é considerado "o pai da web", nestes 30 anos muitas coisas mudaram. Devido às atuais condições da Web, Lee publicou oficialmente quais são as suas expectativas para os próximos anos, falando das coisas positivas que a tecnologia proporcionou, mas sem esquecer de todos os lados negativos que a internet está apresentando. Ele aproveitou também para divulgar a campanha #ForTheWeb.

Tim Berners-Lee é um físico britânico e cientista da computação, ele leciona no MIT e mantém uma fundação, a World Wide Web Foundation, ativa e continua com as pesquisas para aprimorar a tecnologia que propôs 30 anos atrás. O www conseguiu ter a sua experiência bem sucedida apenas em 1990, onde estabeleceu comunicação com o HTTP e um servidor da internet. Desde então não é possível imaginar como seria a nossa vida sem o acesso www.

Na publicação o pai da web lembra que há 30 anos a comunicação a distância era feita por cartas, que só era possível fazer compras se fosse para a rua, e que as notícias só podiam ser vistas ou pela TV ou pelos jornais que chegassem nas residências. Lee ainda fala que metade da população mundial não tem acesso a internet e a outra metade sofre ataques e ameaças por falta de privacidade, segurança e direitos básicos.

A campanha #ForTheWeb tem como objetivo tornar o ambiente da internet mais seguro, combatendo crimes de ódio, golpes, roubo de dados, e diversas outras adversidades que são comuns hoje em dia. Lee pede para que as pessoas apoiem e postem vídeos com suas "web histórias" em suas redes sociais com a hashtag #ForTheWeb. 

A tecnologia é usada por pessoas, e as pessoas escolhem o que pretendem fazer com as ferramentas que tem nas mãos. Lee fala que é dever de todos os usuários zelar pelo espaço da Web, fazendo com que ela seja o mais benéfica possível para todos.

Via: Gizmodo Fonte: fortheweb
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.