O que é o Q SiP, o chip integrado para celulares desenvolvido no Brasil
Créditos: Jacson Boeing

O que é o Q SiP, o chip integrado para celulares desenvolvido no Brasil

Processador da Qualcomm estreou hoje no lançamento de dois smartphones da Asus

A Qualcom e a Asus fizeram hoje o lançamento de dois novos produtos no mercado brasileiro. Os dois ZenFones apresentados tem entre seus destaques a estreia do Q SiP 1, um novo projeto da empresa para dispositivos compactos que tem entre seus destaques a integração e muitos componentes em um único módulo e o pioneirismo na criação de circuitos integrados no Brasil.

13/03/2019 às 20:30
Notícia

Asus lança Zenfone Max Shot e Zenfone Max Plus (M2), estreant...

Snapdragon SiP 1 é o primeiro multi-chip comercial desenvolvido no Brasil

O Qualcomm Snapdragon SiP 1 é um System in Package (SiP), ou Sistema em um Pacote, em tradução livre, um módulo que condensa mais de 400 componentes em um único encapsulamento. São peças como o processador, chip gráfico, modem, sensores, antenas para Wi-Fi, bluetooth, áudio, gerenciamento de energia, entre outros. Esse encapsulamento de tantas partes cruciais para o funcionamento de um smartphone moderno é algo que traz grandes vantagens no design dos aparelhos, que tem entre seus grandes desafios lidar com pouco espaço.

Ao fechar um módulo, essa tecnologia de semicondutores também otimiza a performance ao possibilitar um ajuste mais fino entre as peças utilizadas. O processador utilizado conta com oito núcleos e tem como principal foco um bom balanço entre performance e economia de energia.

Além de reduzir o uso do espaço, o encapsulamento permite ajustes finos entre os componentes

Hoje o Snapdragon SiP 1 que irá equipar o Zenfone Max Shot e Max Plus (M2) é produzido na fábrica da USI em Xangai, na China, e o plano é que no primeiro trimestre de 2020 terá produção aqui no Brasil através da construção de uma fábrica em Jaguariúna (SP), fruto da joint venture entre Qualcomm e USI, com apoio do governo brasileiro.

Trazer a fabricação para cá tem o objetivo de corrigir uma distorção relevante: apesar do Brasil ser o quarto maior mercado consumidor de smartphones no mundo, porém não é referência na produção desses aparelhos. Apesar de não ter sido fabricado localmente ainda, o Qualcomm SiP 1 já é um marco relevante para a indústria nacional com seu projeto feito no Brasil.

User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.