YouTube começa a exibir checagem de fatos em resultados de pesquisa que podem gerar desinformação
Créditos: The Verge

YouTube começa a exibir checagem de fatos em resultados de pesquisa que podem gerar desinformação

A novidade está disponível na Índia e deve chegar ao resto do mundo em breve

Em mais um esforço para tornar-se um site mais limpo e confiável para anunciantes, o YouTube anunciou uma ferramenta que exibe "informações adicionais" em resultados de pesquisa na plataforma que podem gerar desinformação. A novidade é uma caixa de texto trazendo informações apuradas por agências de checagem de fatos parceiras do YouTube visando dar mais contexto às informações trazidas nos vídeos.

Quando uma pessoa pesquisa "vírus no paracetamol", por exemplo, a página de resultados do YouTube traz um box explicando um boato compartilhado em redes sociais e revela que se trata de uma informação falsa. Além disso, o site também conta com um link para uma fonte, assim, o usuário pode se aprofundar no assunto. 


Imagem: Buzzfeed News/YouTube

Por enquanto, a novidade só está disponível na Índia, país em que o YouTube possui cerca de 250 milhões de usuários. Além de ser um dos principais mercados da plataforma atualmente, a indústria mobile indiana está em amplo crescimento e boa parte da população do local está chegando na internet agora.

Graças a popularidade dos vídeos, o YouTube costuma ser utilizado como uma ferramenta de buscas por muitos indianos, o que exige mais recursos da Google para evitar desinformação. Os painéis de contexto estão aparecendo em resultados de pesquisa em inglês e também hindi, mas devem ganhar suporte para novos idiomas e chegar em outros países futuramente. Uma data exata para isso acontecer, porém, ainda não foi revelada.

Via: Buzzfeed News
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

ALEXA é MAIS que uma caixinha de SOM! Veja o que a ASSISTENTE da AMAZON consegue fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.