Conectividade 5G para PCs e notebooks também já está a caminho e não deve demorar muito
Créditos: wccftech

Conectividade 5G para PCs e notebooks também já está a caminho e não deve demorar muito

A Qualcomm, por exemplo, decidiu agilizar seus planos para a 5G

19/02/2019 às 14:21
Notícia

Qualcomm anuncia Snapdragon X55, o primeiro modem 5G com 7 Gbps

Sucessor do X50 traz ainda mais velocidade e aumenta expectativas para a MWC 2019

No Mobile World Congress (MWC) 2019, os smartphones foram o foco quando se falou do padrão móvel 5G. Porém, cartões plug-in já estavam sendo exibidos durante a feira, e permitiriam que outros dispositivos eletrônicos, particularmente os PCs, suportassem a próxima geração de redes sem fio.

O que isso significa? Que essas soluções não devem demorar muito para estarem disponíveis no mercado.

Estes módulos são construídos com base nos modems celulares que seriam usados nos aparelhos de primeira geração prontos para 5G. A Qualcomm já lançou dois modems independentes para smartphones 5G e também anunciou que seu próximo modelo SoC viria com um modem 5G integrado. Aparentemente, a Samsung seria a primeira empresa a tirar proveito disso.

Para satisfazer a crescente demanda por alta largura de banda, a Qualcomm decidiu agilizar seus planos para a conectividade 5G. A empresa anunciou seu primeiro chipset móvel de 7nm, chamado Snapdragon 8cx 5G, durante o MWC e ele estará disponível ainda este ano. Essa seria a primeira plataforma de PC comercial a oferecer suporte a 5G e permitir que os usuários façam coisas bem interessantes com o LTE, como o streaming de vídeo de alta qualidade em realidade virtual.

Os primeiros notebooks 5G provavelmente não estarão prontos antes do final do ano.

Os fabricantes de computadores começaram a receber amostras do Snapdragon 8cx 5G, mas os dispositivos finalizados podem não ser lançados até o final do ano. Os PCs alimentados pelo Snapdragon 8cx e pelo modem 5G mais rápido do mundo, o Snapdragon X55, teriam os mesmos benefícios de conectividade que os aparelhos 5G. Resta saber se o esforço da Qualcomm impulsionaria o mercado de PCs e laptops prontos para 5G.

Observadores da indústria argumentam que os benefícios do 5G não seriam visíveis até o próximo ano, o que explicaria por que a Apple está programada para lançar seus iPhones prontos para 5G em 2020.

Continua após a publicidade
Via: wccftech Fonte: Winfuture
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.